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O mês no calendário judaico - חודשי הלוח עברית

O mês no calendário judaico ... חודשי הלוח עברית

'Mês' em hebraico - חודש, deriva do radical da palavra 'novo' חדש. Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Rosh chódeshLua nova. Isso é uma determinação encontrada na Toráh (no livro de Shemót). Porém esta é uma regra lógica, já que esta é a única fase da Lua que pode ser determinada com precisão sem a necessidade de nenhum instrumento ou conhecimento maior da astronomia: no auge da Lua Nova ela desaparece completamente, e no dia seguinte vemos na Lua uma pequena listra branca ao olharmos para o ocidente poucos minutos após o pôr do Sol - o que determina precisamente o primeiro dia do mês judaico.
Nos tempos bíblicos a determinação do começo do mês era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Aviv. Hoje em dia segue-se um cálculo o qual já leva em conta outros parâmetros religiosos adicionados por rabinos da época do Talmud.
O cilclo lunar é de aproximadamente 29 dias e meio, o que gera uma alternação de meses com 29 ou 30 dias. A duração média de um mês hebreu é de 29.530594 dias, muito próximo ao mês sinódico (entre duas luas novas).



Meses de Chéshvan e Kislêv...
No calendário judaico atual, os meses são fixados por um cálculo complexo que leva em conta mais uma série de fatores, como por exemplo, a determinação talmúdica de que o primeiro dia do ano não pode cair nem num domingo, nem numa quarta-feira nem numa sexta-feira - ou outras regras ligadas ao horário exato da Lua nova. Para uma maior flexibilidade no calendário, foi determinado que os meses de Chéshvan (segundo mês) e de Kislêv (terceiro mês) podem ter ou 29 ou 30 dias, de acordo com o ajuste necessário para o começo do ano seguinte.

Nome dos meses do calendário judaico e suas durações...

Nomes hebraicos dos meses e seus correspondentes babilônicos
Número
Hebraico
Duração
Análogo babilônico
Notas
1
Nissán
30 dias
Nisanu
ou Aviv no Tanach - Mês em que se comemora a Páscoa Judaica
2
Iyár
29 dias
Ayaru
ou Ziv no Tanach
3
Siván
30 dias
Simanu
4
Tammúz
29 dias
Du`uzu
5
Áv
30 dias
Abu
6
Elúl
29 dias
Ululu
Mês em que se toca o Shofar
7
Tíshrei
30 dias
Tashritu
chamado Eitanim no Tanach
8
Cheshván
29 ou 30 dias
Arakhsamna
às vezes chamado Marcheshvan (Amargo Cheshvan); chamado de Bul no Tanach
9
Kislêv
29 ou 30 dias
Kislimu
às vezes chamado Chislev
10
Tévet
29 dias
Tebetu
11
Shevát
30 dias
Shabatu
12
Adár I
30 dias
Adaru
13
Adár II
29 dias
Adaru
em anos que têm somente 1 Adar, o mês tem 29 dias como Adar II



Na Bíblia encontro cada um dos meses do calendário judaico?
Sim, encontramos!

Observação: na época de Moisés, quando foi instituído, o ano começava no mês de Aviv/Nisan, que corresponde mais ou menos aos nossos meses de março/abril.

Vejamos Êxodo 23:14-16 Deus diz: “Três vezes no ano me celebrarás festa: A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias; também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho”.

Só muito tempo depois o ano civil passou a se iniciar em Etanim/Tishrei (setembro/outubro), como nos dias de hoje.


Mês Nissán ...   חודש ניסן

Aviv/Nisan, é o nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso e sétimo mês do calendário civil, se inicia com a primeira Lua nova da época da cevada madura em Israel. O nome Nissan tem origem babilônica ( A origem do nome Nissan vem da palavra Nitzan, o nome da flor antes de se abrir.) (inicio/abertura): na Torá o nome do mês é Aviv. é o primeiro mês da primavera (primavera em hebraico, Aviv, Abibe), Este mês marca o início da primavera no hemisfério norte. Neste mês os judeus comemoram Pessach (14 de Nissan). Corresponde a março/abril no calendário gregoriano, é citado na Bíblia em:

Sefer Shemót-Êxodo 12:2 “Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano”;

Sefer Shemót-Êxodo 23:15 “A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias”;

Nehémiah-Neemias 2:1 “Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença”.

Megilát Ester-Ester 3:7 “No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia e para mês, até o duodécimo, que é o mês de adar”.

Os livros de Neemias e Ester foram escritos exatamente 1000 anos após o Êxodo, e o calendário ainda era o mesmo!


Mês Iyar ...  חודש אייר

Zive/Lyar, é o oitavo mês do ano civil, e o segundo mês do ano religioso no calendário hebraico. Ziv (Zive) é um nome hebraico. O significado do nome é luz ou brilho. Corresponde a abril/maio no calendário gregoriano, é citado na Bíblia em:

Melachim Álef-1º Reis 6:1 “Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Adonay”.


Mês Siván ...  חודש סיוון

Sivan, tem o significado "Estação; tempo"; é o nono mês do ano civil e o terceiro mês do ano religioso no calendário hebraico. É um mês de primavera em Israel. Corresponde a maio/junho no calendário gregoriano, é citado na Bíblia em:

Megilát Ester-Ester 8:9 “Então foram chamados os secretários do rei naquele mesmo tempo, no terceiro mês, que é o mês de sivã, no vigésimo terceiro dia; e se escreveu conforme tudo quanto Mordecai ordenou a respeito dos judeus, aos sátrapas, aos governadores e aos príncipes das províncias, que se estendem da Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo o seu modo de escrever e conforme a tua língua”.


Mês Tamúz ...  חודש תמוז

TAMUZ, (corresponde a junho/julho) - pós-exílio, considerado o primeiro mês negativo, o segundo é Av, e em Elul há o julgamento das ações. Os dias entre 17 de Tamuz e 9 de Av são dias de luto, em lembrança do colapso de Jerusalém durante a ocupação romana que ocorreu entre estas datas. O 17 de Tamuz é um dia de jejum em memória à queda de Jerusalém ocorrida antes da destruição do Segundo Templo pelos romanos.
Tamuz era um deus dos sumérios conhecido como Dumuzi (Damuzi) e pelos egípcios como Osíris.
O mês de Tamuz é o décimo na contagem da Criação do mundo, e o quarto na contagem da saída do Egito.
No calendário do agricultor hebreu, encontrado nas escavações de Gézer, o mês é denominado "a lua [o mês] da poda".
Nas Escrituras há várias menções ao "quarto mês"; o nome "Tamuz", porém, aparece apenas uma vez, referindo-se a um ídolo assírio ou babilônio (Yechezkel-Ezequiel 8:14). Ao regressarem do exílio da Babilônia, os judeus passaram a usar o nome "Tamuz" para designar o quarto mês, e desde então seu uso ficou estabelecido, sendo comum nos escritos dos sábios.



Mês Áv ...  חודש אב

AV ou Ab  (corresponde a julho/agosto) - é o nome pós-exílico do 5.° mês lunar do calendário sagrado judaico. O significado do nome Ab (Av) é incerto; alguns escritores relacionam á palavra Pai.
O nome é babilônico de origem e apareceu no Talmud* por volta do século 3.

Na Bíblia não é mencionado diretamente por nome, mas apenas como o “quinto mês”.
Melachim Beyt- 2 Reis 25:8 diz que foi no sétimo dia deste mês que Nebuzaradã, servo do rei de Babilônia, “veio a Jerusalém”.  escritos judaicos pós-exílicos.
"Ora, no quinto mês, no sétimo dia do mês, no ano décimo nono de Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio a Jerusalém Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia;"

1 Av. - (1273 aC) - Morte de Aharon O sumo sacerdote, Aharon que era o irmão de Moisés e de Miriam, morreu aos 123 do ano hebraico 2488 (1273 aC). Esta é a única yahrzeit (data do óbito) mencionado explicitamente na Torá (Sefer Bamidbár-Números 33:38 "Então Aharon, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme o mandado de Adonay, e ali morreu no quadragésimo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no quinto mês, no primeiro dia do mês.").

9 do mês de Av — a destruição pelos babilônicos, no ano 586 antes da Era Comum, do Templo de Salomão, ou Primeiro Templo de Jerusalém, e a destruição do Segundo Templo, no ano 70 da nossa era, pelos Romanos.
*Talmud - Livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.


Mês Elúl ...  חודש אלול


Elul, é o décimo-segundo mês do ano civil judaico e o sexto mês do ano religioso no calendário hebraico. É um mês de verão de 29 dias. Corresponde a agosto/setembro no calendário gregoriano. 
No árabe levantino o mês de Elul é pronunciado Eyloul ou Ayloul e é o equivalente ao nono mês do calendário gregoriano (Setembro).
O mês de Elul é um tempo de arrependimento na preparação para as Grandes festas no judaísmo de Rosh Hashaná e Yom Kipur. No aramaico (a linguagem falada por judeus vivendo no tempo em que os meses receberam nomes), a palavra "Elul" significa "busca".

No hebraico, Elul é um acrônimo de "Ani Ledodi Vedodi Li" (Eu estou para o meu Amado e meu Amado está para mim). Elul é visto como um tempo de um indivíduo buscar em seu coração em preparação para o Dia do Julgamento que está por vir, o Rosh Hashaná, e o Dia do Perdão, o Yom Kipur.
Citado na Tanach em Neemias 6:15 “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul, em cinqüenta e dois dias”.



Mês Tíshrei ...  חודש תשרי

Etanim/Tishrei, que corresponde a setembro/outubro, é o primeiro mês do calendário civil hebraico, e o sétimo mês do calendário religioso. Encontramos na Bíblia em:

Melachim Álef-1º Reis 8:2 “De maneira que todos os homens de Israel se congregaram ao rei Salomão, na ocasião da festa, no mês de Etanim, que é o sétimo mês”.

Nesse mês se comemora a festa das Trombetas (Sefer Vaykrá-Levítico 23:24 “Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação”) e dos Tabernáculos (Sefer Vaykrá-Levítico 23:39 “Desde o dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes colhido os frutos da terra, celebrareis a festa de Adonay por sete dias; no primeiro dia haverá descanso solene, e no oitavo dia haverá descanso solene”);
Nehémiah-Neemias 8:13,14,16 “Ora, no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, na presença de Esdras, o escriba, para examinarem as palavras da lei; e acharam escrito na lei que o Senhor, por intermédio de Moisés, ordenara que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês; Saiu, pois, o povo e trouxe os ramos; e todos fizeram para si cabanas, cada um no eirado da sua casa, nos seus pátios, nos átrios da casa de D'us, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”.
Atualmente, nesse mês também é comemorado o ano novo (Rosh Hashaná).



Mês Chéshvan ...  חודש חשוון

Bul / Maresvan (Cheshvan), é o segundo mês do ano civil e o oitavo mês do ano religioso do calendário hebraico. Na Bíblia é chamado de Bul. É um mês de outono de 29 dias, exceto em anos "completos", no qual tem 30 dias. Cheshvan geralmente cai em Outubro-Novembro no calendário gregoriano, é citado na Bíblia em:
Melachim Álef-1º Reis 6:38 “E no undécimo ano, no mês de bul, que é o oitavo mês, se acabou esta casa com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha. Assim levou sete anos para edificá-la”.



Mês Kislêv ... חודש כסלו

Quisleu (Kislev), é o terceiro mês do ano civil, e o nono mês do calendário judaico. Corresponde a novembro/dezembro, é citado na Bíblia em:
Nehémiah-Neemias 1:1 “Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital”.
Zachariáhu-Zacarias 7:1 “Aconteceu no ano quarto do rei Dario, que a palavra do Senhor veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, que é quislev”.



Mês Tévet ... חודש טבת

Tebet (Tevet), é o nome do quarto mês do calendário civil judaico e décimo do calendário religioso. É um mês de inverno. Corresponde a dezembro/janeiro, é citado na Bíblia em:
Megilát Ester-Ester 2:16 “Ester foi levada ao rei Assuero, ao palácio real, no décimo mês, que é o mês de Tebet, no sétimo ano de seu reinado”.



Mês Shevát ... חודש שבט

Sebat (Shvat, Shevat ou Shebat) é o nome do quinto mês do calendário civil e décimo primeiro do calendário religioso judaico. É um mês de inverno de 30 dias, corresponde a janeiro/fevereiro no calendário gregoriano, é citado na Bíblia em:
Zachariáhu-Zacarias 1:7 “Aos vinte e quatro dias do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra de Adonay ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo...


Mês Adár ... חודש אדר


Adar, é o 12º mês e, em alguns anos, também o 13º mês do calendário judaico. Adar é o último mês do ano, e tem 29 dias. Nos anos em que há treze meses, há dois meses de nome Adar;  Adar I, com 30 dias, e Adar II, com 29. O mês extra é chamado de mês embolístico**. Corresponde a fevereiro/março, é citado na Bíblia em:

Megilát Ester-Ester 3:7, 13 “No primeiro mês, que é o mês de nisã, no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia e para mês, até o duodécimo, que é o mês de adar... Enviaram-se as cartas pelos correios a todas províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, e para que lhes saqueassem os bens”.
Megilát Ester-Ester 8:12 “num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, do dia treze do duodécimo mês, que é o mês de Adar”.
Ézra-Esdras 6:15 “E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario".




Ráv. Yossef Baruch - Rosh da Sinagoga Beit Miklát .

Sinagoga Beit Miklát – A Casa de Refúgio









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3 comentários:

  1. É muito importante conhecermos o nosso calendário!

    ResponderExcluir
  2. Sei que há muita idolatria no mundo, especialmente quando se trata de constelações. Mas, de fato devemos nos debruçar sobre o estudo da Toráh e da Brit Chadashá-Novo Testamento, pois neles vemos como o nosso Deus fala através dos céus, de maneira clara e coerente, dentro dos princípios da sua Palavra.

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