São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Como retificar nosso caráter?

Em nossa caminhada com D'us, passamos por muitas etapas; e nesses degraus de fé e fidelidade, nos deparamos com muitos aprendizados, lições e testes que nos fazem alcançar os próximos níveis espirituais. E estes são infindáveis. Sempre haverá mais um degrau a se galgar, como está escrito:

וּבְכֵן הִשְׁתּוֹקְקוּ לַמַּתָּנוֹת הַחֲשׁוּבוֹת יוֹתֵר; עִם זֹאת אַרְאֶה לָכֶם דֶּרֶךְ נַעֲלָה בְּיוֹתֵר: (אִגֶּרֶת הָרִאשׁוֹנָה אֶל הַקּוֹרִינְתִּים יב" לא')

"Mas procurai com zelo os maiores dons. E ainda, eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (Iguéret harishoná el haCorintim - 1 Coríntios 12:31)

Ou seja, independente do quanto vocês procurem tais dons, sempre vos mostrarei um caminho ainda mais sublime. E ainda outro verso dizendo:

דַּי לוֹ לַתַּלְמִיד שֶׁיִּהְיֶה כְּרַבּוֹ... (מתי י" כה')

"Basta ao discípulo ser como o seu mestre..." (Mateus 10:25)

E quem será o nosso mestre, senão Yeshua de Nazaré, que é a expressa imagem do Eterno? Portanto, sempre deve ser o nosso objetivo alcançar a perfeição (Mateus 5:48), como continua Shaul Hashaliach - Paulo, de abençoada memória, em sua carta aos coríntios:

 וַאֲנַחְנוּ כֻּלָּנוּ בְּפָנִים מְגֻלִּים רוֹאִים בְּמַרְאָה אֶת כְּבוֹד יהוה וְנֶהְפָּכִים לְאוֹתוֹ צֶלֶם, מִכָּבוֹד אֶל כָּבוֹד, כְּמוֹ מִיַּד יהוה הָרוּחַ. (אִגֶּרֶת הָרִאשׁוֹנָה אֶל הַקּוֹרִינְתִּים ג" יח')

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Eterno, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Eterno." (1 Coríntios 3:18)

Porém, como chegaremos em tal perfeição? Por qual caminho devemos andar? Muitos diriam: "Devemos cumprir Seus mandamentos!", porém será apenas isso? De que adiantaria cumprirmos os mandamentos de D'us se não dermos o Fruto do Espírito, como está em Gálatas 5:22? Portanto, torna-se inevitável envolvermo-nos na análise de nossa personalidade e corrigirmos o nosso caráter que esteja inconsistente com a Palavra do Eterno.
Para que tenhamos êxito, devemos ponderar (e muito!) sobre um trecho da Brit Chadashá (Novo Testamento). Verdadeiramente cheio pelo Espírito de D'us, aquele que era uma das colunas da comunidade messiânica do primeiro século, Kêfa (Pedro), lança as bases e os degraus nos quais se deve evoluir para termos uma comunhão cada vez mais eficaz com o D'us de nossos pais:

מִשּׁוּם כָּךְ שִׁקְדוּ בְּכָל מְאֹדְכֶם לְהוֹסִיף עַל אֱמוּנַתְכֶם אֶת הַמַּעֲלָה הַמּוּסָרִית, וְעַל הַמַּעֲלָה הַמּוּסָרִית אֶת הַדַּעַת: וְעַל הַדַּעַת אֶת כִּבּוּשׁ הַיֵּצֶר, וְעַל כִּבּוּשׁ הַיֵצֶר אֶת הַסַּבְלָנוּת, וְעַל הַסַּבְלָנוּת אֶת הַחֲסִידוּת: וְעַל הַחֲסִידוּת אֶת הָאַחֲוָה, וְעַל הָאַחֲוָה אֶת הָאַהֲבָה: שֶׁהֲרֵי אִם אֵלֶּה יִהְיוּ בָּכֶם וְיִרְבּוּ, לֹא יַנִּיח לָכֶם לִהְיוֹת בְּטֵלִים וּבִלְתִּי פּוֹרִיִּים בְּמַה שֶּׁנּוֹגֵעַ לִידִיעַת אֲדוֹנֵנוּ יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ: מִי שֶׁאֵין לוֹ הַדְּבָרִים הַלָּלוּ, עִוֵּר הוּא, קְצַר רְאוּת; הוּא שָׁכַח כִּי טֹהַר מֵחֲטָאָיו הָרִאשׁוֹנִים: (אגרת השניה של קיפא זצקט"ל א" מה' עד ט')

"E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio, e ao domínio próprio a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Yeshua haMashiach (Jesus, o Cristo). Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados." (Iguéret hasheniá shel Kêfa - 2 Pedro 1:5-9)

Da vasteza de comentários que poderiam ser mencionados, pretendo focar-nos na construção grega de todo o trecho, que nos permite, como explicado no VWS (Vicent's Word Studies), deduzir, através das preposições exclusivas do texto grego, que o trecho não quer dizer apenas "acrescentar" uma virtude à outra, mas sim, "desenvolver uma virtude na prática da seguinte", ou seja, a escada, na verdade, é de cabeça para baixo: "No exercício do amor, desenvolva a fraternidade. E no exercício da fraternidade, desenvolva a piedade. No exercício da piedade, desenvolva a paciência. No exercício da paciência, desenvolva o domínio próprio. No exercício do domínio próprio, desenvolva a virtude. E no exercício da virtude, desenvolva (i.e. faça crescer) a sua fé."

Mas se é para interpretar na direção contrária do texto, porque Kêfa não escreveu, por conseguinte, na estrutura que ele queria dizer? Para te ensinar que o texto é como um "caminho de via dupla". Isto é, tanto o texto "ao contrário" quanto o "normal" devem ser aplicados em sua vida.
E ele, de abençoada memória, nos afirma ainda: "elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos...", ou seja, ao debruçarmo-nos e esforçarmo-nos em todas essas virtudes (juntamente com a fervorosa vida de oração), produziremos os frutos do Espírito de D'us.
Em vista disto, lembremos de um texto da Torá, como sendo um dos últimos discursos de Moshé - Moisés ao povo de Israel:

וְעַתָּה יִשְׂרָאֵל מָה יְהוָה אֱלֹהֶיךָ שֹׁאֵל מֵעִמָּךְ כִּי אִם־לְיִרְאָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֶיךָ לָלֶכֶת בְּכָל־דְּרָכָיו וּלְאַהֲבָה אֹתוֹ וְלַעֲבֹד אֶת־יְהוָה אֱלֹהֶיךָ בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשֶׁךָ: (דברים י" יב')

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Eterno teu D'us requer de ti, senão que temas o Eterno teu D'us, que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Eterno teu D'us de todo o teu coração e de toda a tua alma." (Devarim - Deuteronômio 10:12)

Isto é, "que andes em todos os Seus caminhos", engobla tudo que está relacionado com o desenvolvimento e a correção dos predicados de caráter. Os Sábios da Guemará nos explicaram (Tratado Talmúdico Shabat 133b): "Assim como Ele é misericordioso, sede misericordiosos; assim como Ele é gracioso, sede também graciosos". A essência desta frase sugere que devemos moldar nossas virtudes e características, bem como pautar todas as nossas ações por princípios de ética e justiça. Eles assim resumiram esta ideia (Tratado Talmúdico Avot 2:1): "Que caminho deve ser escollhido pelo homem? O que é, em si, digno a quem o pratica e conduz os outros a exaltar seu louvor..." ou seja, tudo o que conduz ao que é intrinsicamente bom, isto é, ao fortalecimento na Torá e ao desenvolvimento da união com D'us (Vide Messilat Yesharim 1:6). E vemos todo esse pensamento resumido em uma só frase por Rav Shaúl - Paulo, de abençoada memória: "Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem" (Romanos 12:9). Aqui ele usa o termo "aborrecei" no sentido de ser inimigo do mal, pois esse mesmo termo é usado em 1 Timóteo 3,3: "não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso". E ele usa o termo "apegai-vos" referindo-se ao apego/união de uma mulher e um homem em uma relação íntima, pois esse mesmo termo aparece em 1Coríntios 6,16: "Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne." Ou seja, devemos ser inimigos do mal (i.e., estar em constante guerra), e devemos estar unidos ao bem, assim como a unidade que há em um casal.
Ao exercitarmos isso, seremos assim, verdadeiramente discípulos de Yeshua em toda a Sua glória, como está escrito: "Se vós permanecerdes na Minha palavra, verdadeiramente sois Meus discípulos" (João 8:31). Portanto seja da Sua vontade que nos aprimoremos cada dia mais, e retifiquemo-nos uma vez mais para engrandecimento do nome do nosso Messias Yeshua, e para a glória de nosso D'us e Pai, amén!

..........................................................Shemuel ben Avraham (Marcos)
Share:

4 comentários:

  1. Excelente shiur...
    Assim palmilhando essas palavras podemos retificar o nosso caráter. Como é bom aprendermos sempre com o nosso D'us e os nossos mestres que se dispõem a trazer-nos essas pérolas.
    Que Hashem te abençoe grandemente shamásh e moréh, Shemuel ben Avraham (Marcos Mesquita)..
    B"H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bendito seja o Criador pela a vida do nosso Irmão por este estudo enriquecedor

      Excluir
  2. Simplesmente sensacional..!
    Hashem abençoe..!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso , Entendimento pela RUACH HAKODESH ! Baruch Hashem pela sua vida , irmão !

    ResponderExcluir

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)