São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Os Doze Sinais-Signos dos Céus - As Mazalot


המזלות השמיים ... סימן טוב או סימן רע...? צ



Os Doze Signos dos Céus..

Resultado de imagem para ‫מזל טלה‬‎


O Sêfer Yetsiráh, um dos mais antigos livros judaicos já escritos, revela os segredos da Astrologia Judaica.  Por toda a Toráh, Talmud e Código de Lei Judaica existem descrições fascinantes de como D'us canaliza Sua força de vida em nosso mundo, através de corpos celestiais.

 Ao mesmo tempo, quando alguém está conectado à Toráh e cumpre seus mandamentos, ele(a) está diretamente plugado(a) com o Sobrenatural, suplantando as influências das forças astrológicas.

Os filhos de Yaacov (Jacó), que tornaram-se as Doze Tribos de Israel, são na verdade 12 raízes de alma diferentes, das quais descende o povo judeu. Estas raízes correspondem aos 12 signos do Zodíaco, aos 12 meses judaicos, a 12 letras do alfabeto hebraico, e aos 12 atributos da alma, tais como visão, ira, fala e pensamento.

Temos a capacidade de nos aperfeiçoar a qualquer tempo, mas a Kabaláh delineia algumas épocas mais auspiciosas para se trabalhar em determinados atributos. Por exemplo, os dias festivos judaicos não apenas comemoram eventos históricos, como são o resultado de forças e energias celestiais. No mês de Nissan, quando celebramos Pêssach, o atributo da fala está em evidência - concedendo-nos a força adicional para refinar nosso atributo da comunicação.





טלה
Áries -  Nissan

מזל טלה. דואר ישראל


Este primeiro mês de Galgál hamazalót -  Zodíaco Judaico. A celebração deste mês é Pêssach. Durante a refeição de Pêssach, empregamos nosso poder da fala para seu propósito mais elevado: comunicarmos a nossos filhos (e à criança que existe dentro de nós) a experiência da miraculosa presença de D'us em nossa vida e nossa história.  


A tribo deste mês é Yehudáh, o líder real, do qual descendem os monarcas judeus. O sacrifício de Pêssach no Templo foi um cordeiro, o que reflete o signo de Áries. O Carneiro ou Cordeiro...Yeshua, o Cordeiro de D'us que tira o pecado do Mundo. (Sêfer Yochanan-Jo. 1:29 )




שור
Touro -  Iyar

מזל שור. דואר ישראל


Iyar é o mês entre nosso renascimento espiritual em Nissan e nossa nova maturidade - que atingimos ao receber a Toráh - em Sivan.  O signo de Touro, representado pelo animal do mesmo nome, significa a individualidade e a teimosa devoção à esta verdade, o pré-requisito para a maturidade. Iyar é portanto o mês do "pensamento correto", o atributo no qual nos concentramos em preparação para receber a Toráh. A tribo deste mês, Yissachar, que destacava-se pela sua amorosa devoção ao estudo de Toráh
Yeshua, o caminho para adorar corretamente ao nosso D'us, Adonay, o único D'us(sefer Devarim-Dt. 6:4  e Marcos-Mc. 12:29,30 )












תאומים
Gêmeos -  Sivan

מזל תאומים. דואר ישראל



Este é o mês do "movimento correto," de aprender como caminhar nas trilhas da Toráh que recebemos novamente em Shavuot.  A Toráh é nossa arma contra o mal. Andar nos caminhos da Toráh é sintetizado pela tribo deste mês, Zevulum, a tribo de navegadores que apoiou a tribo Yissachar em seu estudo de Toráh.  Estes dois irmãos tinham carreiras diferentes mas trabalhavam juntos, simbolizados pelo signo astrológico de Gêmeos. 


O conceito de gêmeos também evoca a imagem das Luchót habrit - duas tábuas no Monte Sinai, e a associação de D'us e o povo judeu na Toráh. Yeshua, a Toráh Viva, a Palavra da Vida. O pão vivo que desceu dos céus.  (Sefer Yochanan-Jo. 6:35 )






סרטן

Câncer -  Tamuz

מזל סרטן. דואר ישראל

A tribo deste mês é Reuven, cujo nome origina-se da palavra para "visão," a faculdade que aperfeiçoamos neste mês. "Enxergar erroneamente" leva à destruição e ao luto. Através da "visão correta" aumentamos a santidade do mundo, concentrando-nos naquilo que é positivo. Yeshua tem colírio para os nossos olhos para vermos espiritualmente e não andarmos cegos. (sefer hitgalút-Ap. 3:18)
O Caranguejo, ou Câncer, é uma criatura passiva que tende a correr e esconder-se. O desafio dos meses do verão é usar nossas faculdades de pensamento, fala e ação de forma temente a D'us, e afastarmo-nos de situações que obstruam nossa consciência Divina. A conseqüência por negar nossa consciência Divina é a triste comemoração da destruição do Templo neste mês e no próximo. 










אריה

Leão  - Áv 

מזל אריה. דואר ישראל



Neste mês, cultivamos a "audição correta," mencionada no nome da tribo deste mês, Shimeon, que vem da palavra para "audição". No dia  9 de Av, pranteamos o I e o II  Templo Sagrado, destruídos por nações, Babilônia e Roma, que se assemelhavam a leões - daí a associação com o signo de leão.  

Devemos lembrar que o nosso Mashiach Yeshua é considerado Leão da Tribo de Yehudá, que em breve fará justiça, julgando o mundo e livrando ao seu povo Israel. (Sefer Bereshit-Gn. 49:9 )













בתולה

Virgem -  Elul

מזל בתולה. דואר ישראל



Corrigir os atributos dos meses anteriores nos leva ao mês do retorno, Elul, quando nos concentramos na "ação correta". Fazemos um inventário e nos preparamos espiritualmente para as Grandes Festas. O desejo de atingir uma nova inocência em nosso relacionamento com D'us é expressado pelo signo deste mês, Virgem.  A tribo deste mês, Gad, era formada de arqueiros que aperfeiçoaram a faculdade da ação, desafiando as forças do mal e conquistando a Terra de Israel. Sabemos que como uma virgem devemos esperar o Noivo, o Messias Yeshua, que nos deve encontrar na forma mas pura. (Sefer Matityáhu-Mt. 25)






























מאזניים
Libra -  Tishrei

מזל מאזניים. דואר ישראל


Neste mês do "sentimento correto", D'us pesa e avalia nossas ações passadas, determinando como Ele distribuirá as bênçãos da vida no ano vindouro. Isto está refletido pelo signo de Libra, as balanças. A nova inocência, que introduzimos em nosso relacionamento com D'us durante o mês precedente de Elul, é agora realizada através de uma sucessão de dias festivos, começando com Rosh Hashaná-ano novo ou Dia da Trombeta. Tishrei é, portanto, o mês da união conjugal entre D'us e Israel. Este mês do "sentimento correto" . 

O nome da tribo deste mês, Efraim, significa "frutífero," expressando que nossa união com D'us tem repercussões positivas por todo o ano vindouro. Ele, o Messias Yeshua, vem e com ele está a recompensa para dar a cada um por suas obras pois todos daremos contas diante dele.   (sefer hitgalút-Ap. 11:18 ;  22:12 )   

  







עקרב

Escorpião -  Cheshvan

מזל עקרב. דואר ישראל



Em Cheshvan, integramos a inspiração de Tishrei à vida real. Não há dias festivos, somente a vida do dia-a-dia. O veneno do escorpião é frio, simbolizando o perigo de abordar a vida sem paixão. O nome da tribo deste mês, Menashé, também soletra "sopro" (neshimá), conectando-o ao sentido que refinamos neste mês, o olfato. O olfato é considerado o mais espiritual dos sentidos, indicando o potencial deste mês para um elevado senso de espiritualidade. 


Que bom saber e ter a certeza de que em breve os que estão aliançados com D'us através do Messias Yeshua e morreram, ouvirão a sua voz desde os sepulcros e ressuscitarão para vida eterna.   (sefer  Yochanan-Jo. 5:28 )






קשת

Sagitário -  Kislev

מזל קשת. דואר ישראל



Durante este mês, trabalhamos em "correto relaxamento" ou sono, que resulta de nossa dedicação à "ação correta" durante nossas horas de atividade.  Nossa confiança verdadeira em D'us nos dá a certeza de afirmar nossa santidade e resistir àqueles que a desafiam. Isso está refletido na celebração de Chanukáh, e o signo astrológico de Sagitário, o Arco ou  Arqueiro. "Relaxamento correto", usando o descanso como um meio para a ação adequada, nos ajuda a canalizar nossos esforços ("mirando" nosso arco) na direção correta. 


Da mesma forma, a tribo deste mês, Binyamin possuía valentes guerreiros. Seu território continha o local do Templo Sagrado, aonde nossas preces e sonhos são dirigidos. Nosso Messias Yeshua é a Luz do Mundo que ilumina a todo o homem que vem ao Mundo.  (Sefer Yochanan-Jo. 1:9 )






גדי

Capricórnio -  Tévet

מזל גדי. דואר ישראל



Neste mês, cultivamos a "ira correta". O Talmud nos diz para sempre considerarmos os outros favoravelmente, e que a ira é algo que quase sempre deve ser evitado. Mas existe também uma ira positiva, o senso de o que rejeitar. O nome da tribo deste mês, Dan, significa "julgar". Temos dois olhos para discernir constantemente o que aceitar na vida, e o que rejeitar. 


A capacidade de constantemente rejeitar o negativo é simbolizada por Capricórnio, O cabrito, conhecido por sua tenacidade. Yeshua, nosso Rei e Juiz nos ensina a confiar no nosso Justo Juiz, pois ele fará justiça pelo seu povo.   (Igéret él Timóteos bet-II Tm. 4:8 )







דלי

Aquário -  Shevát

מזל דלי. דואר ישראל



A festa deste mês, Tu Bishvát (15 de Shevát), é celebrada comendo-se frutos de árvores, refletindo o atributo deste mês, "alimentar-se corretamente". O verdadeiro teste de nossa espiritualidade é tornarmos a alimentação (e todas as nossas outras atividades mundanas) uma experiência espiritual, ou nos rendermos à gratificação sensorial. Purificando nossas atitudes quanto à materialidade, tornamo-nos conduítes para distribuir a benevolência de D'us ao mundo. Isso está refletido no signo de Aquário, o distribuidor de água.  


O território de Asher, a tribo deste mês, produzia alimentos em abundância. Yeshua é aquele que tem acesso a fonte das águas vivas. ( sefer Yochanan-Jo. 4:10 ; 7:38   e   sefer hitgalút-Ap. 21:6 ; 22:17 )






דגים

Peixes -  Adar

מזל דגים. דואר ישראל



Os peixes vivem nos recessos ocultos do mar. A Festa principal deste mês é Purim, que celebra a mão oculta de D'us na história.  Reconhecemos que D'us está oculto ao fazermos máscaras em Purim, imitando qualquer pessoa que quisermos. A celebração de Purim derruba as inibições que ocultam nossa essência interior. Normalmente, transformar o mal em santidade é um processo metódico. Entretanto, nossos Sábios ensinam que "o júbilo derruba todas as fronteiras". Através do "riso correto", atributo deste mês, transformamos obstáculos em oportunidades, um decreto para a destruição em um dia de celebração. 


Efetuamos esta transformação com a velocidade da tribo deste mês, Naftali, o mais rápido dos filhos de Yaacov. Yeshua, aquele propósito de D'us que estava oculto desde a fundação do Mundo, foi revelado agora no final, na plenitude dos tempos para nos trazer Geulá-redenção.   (Igéret él haIvriim-carta aos Heb. 1:1,2 ; Ef. 3:9 ; 5:12 ; Col. 1:26,27 )

Por Moshe Wisnefsky




......................................................................................................... רב.יוסף ברוך
............................................................................................................. Ráv.Yossef Baruch



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)