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Os Ensinamentos de Yeshua e os Ensinamentos dos Rabinos de Israel

לימודיו של ישוע ולימודם של רבניי ישראל

Os Ensinamentos de Yeshua e os Ensinamentos dos Rabinos de Israel



Quem os tomou de quem?

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Com certeza você já ouviu/ouvirá frases como esta: “Yeshua, o Nazareno, não ensinou coisas novas; todos os belos provérbios que ele usava não provinham dele. Todas as palavras de moral que ensinava não eram dele. Ele bebeu toda sua inovação dos ensinos rabínicos". Opiniões como essa são as difundidas nos meios judaicos, e que frequentemente os propagadores das Boas Novas de Yeshua o Messias se deparam com ela costumeiramente.

Realmente, não se pode ignorar o fato de que a doutrina do “Nazareno” compartilha do perfume que há na doutrina dos Sábios do Talmud. Um verdadeiro pesquisador não irá retroceder ante a tais fatos firmes, mas irá agarrá-los com as mãos no instante em que estes fatos objetam todas as suas compreensões anteriores.

Nas próximas linhas, serão comparadas as proclamações do “Nazareno” e as proclamações de diferentes rabinos, com seus respectivos nomes, bem como a época que viveram. Com isso, discutiremos quem poderia ter recebido de quem seus respectivos
ensinamentos.

Y*1.  Rabi Gamaliel Barabi, disse: “Todo  aquele  que  se  compadece  pelas  pessoas,
haverá  compaixão  sobre  ele  desde  os  Céus;  e  todo  aquele  que  não  se  compadece  pelas
pessoas,  não  virá  sobre  ele  a  compaixão  desde  os  Céus.”
(Talmude babilônico, Tratado Shabat  151a).

Yeshua, o Nazareno, disse: “Bem-aventurados  os  misericordiosos,  porque  eles
alcançarão  misericórdia.” (Mt 5;7).
Estes dois ditos são semelhantes, sendo um longo e o outro curto. Quem foi o primeiro a ensinar ao mundo a importância da misericórdia e a sua grandeza? Sem dúvida que foi Yeshua, o Nazareno, que viveu quase duzentos anos antes de Rabi Gamaliel Barabi!.


Y*2.  Disse o Rabi Abahu:  “Um  homem  deve  sempre  tentar  ser  [parte do grupo]   dos
perseguidos,  e  não  [ser parte do grupo]  dos  perseguidores,  já  que  não  existe  nenhuma
dentre  as  aves  mais  perseguidos  do  que  pombas  e  pombos,  e  ainda a  Escritura  os
[privilegiou]  de  serem  preparados  sobre  o  altar.
(Talmude Babilônico, Bavá Qamá 93a).

Disse Yeshua o Nazareno:  “Bem-aventurados  os  que  são  perseguidos  por  causa  da  justiça,
porque  deles  é  o  Reino  dos  Céus.(Mt 5:10).
Yeshua precedeu a Abahu em 300 anos; por isso não há como argumentar que ele extraiu suas palavras de Rabi Abahu.


Y*3.  Resh Lakish disse: “Todo [aquele que] estende a mão contra seu companheiro se
chama iníquo”.

Yeshua disse: “Eu,  porém,  vos  digo  que  todo  aquele  que  se  encolerizar
contra  seu irmão,  será  réu  de  juízo;” (Mt 5:22).
Entre estes dois princípios há uma similaridade interna e não exterior. Há entre eles uma relação sinalizando que os dois procederam de uma única origem.   Qual é a origem? Yeshua, o Nazareno, já que Resh Lakish não nascera a não ser quase 180 anos depois de Yeshua, o Messias.


Y*4.  Disse Rabi Yossi, em [nome de] Rabi Yehudá:  “Será,  pois,  teu  sim  justiça  e  o  teu
não  justiça!”, Abaiê disse:  “que  não  fale  uma  coisa  no  coração  e  outra  pela  boca
(Tratado Baba Metsiá 49a).

Yeshua, o Nazareno, disse:  “Seja,  pois,  teu  falar  sim  sim  e  não  não”  (Mt 5:37).
Rabi Yossi e Abaiê ensinaram sua doutrina 250 anos depois de Yeshua.


Y*5. Raba disse:  “Todo  [aquele]  que  perdoa  as  suas  retaliações,  são  perdoados  todos
os  seus  pecados
(Derech Eretz Zutá 8)   e    ( Talmude Babilônico, Sanhedrin 58b ).

Yeshua, o Nazareno, disse:  “Porque,  se  perdoardes aos  homens  as  suas  ofensas,  também  vosso  Pai  celestial  vos  perdoará  a  vós;”  (Mt 6:14) –  quase 300 anos antes de Raba.


Y*6.  Ensinava Rabi Shimeon bar Eliezer:  “Vistes  dentre  teus  dias  animais  e  aves  que
possuem  criadores  e  eis  que  se  alimentam  estes  seres  e  não  vivem  em  sofrimento,  e  não
foram  criados  a  não  ser  para  nós  os  usemos?  E  eu,  que  fui  criado  para  se  utilizar  da criação,  não  terei  minhas  necessidades,  pois,  saciadas  e  não  serei  livrado  de  aflições?”
(Talmude Babilônico, Kidushin 82a).

Yeshua, o Nazareno, ensinou:   “Olhai  para  as  aves  do  céu,  que  não  semeiam,  nem  ceifam, nem  ajuntam  em  celeiros;  e  vosso  Pai  celestial  as  alimenta.  Não  valeis  vós  muito  mais  do que  elas?”  (Mt 6:26).

Yeshua ensinou este princípio 200 anos antes do Rabi Shimeon bar Eliezer.


Y*7. Rabi Eliezer disse:  “Todo  aquele  que  tem  uma  fatia  de  pão  no  seu  cesto  e  diz:  que
comerei  amanhã?  Este  é  o  que  possui  um  ato  digno  dos  pequenos  de  fé
(Talmude Babilônico, Tratado Sotá 48b). 

Yeshua, o Nazareno, 100 anos antes do grande Rabi Eliezer, tinha dito:  “Portanto,  não  vos inquieteis,  dizendo:  Que  havemos  de  comer?  ou:  Que  havemos  de  beber?  ou:  Com  que  nos havemos  de  vestir?  [...]  Não  vos  inquieteis,  pois,  pelo  dia  de  amanhã;  porque  o  dia  de amanhã  cuidará  de  si  mesmo.  Basta  a  cada  dia  o  seu  mal.”  (Mt  6:31;34).


Y*8. Rabi Meir tinha dito:   “Na  medida  em  que  um  homem  mede  lhe  medirão.”
(Tratado Sanhedrin 2b).

Yeshua, o Nazareno, dizia:   “Porque  com  o  juízo  com  que  julgais,  sereis  julgados;  e  com  a medida  com  que  medis  vos  medirão  a  vós.”  (Mt 7:2).
 Rabi Meir viveu e exerceu [seu rabinato] quase que 130 anos depois de Yeshua, o Messias.


Y*9. Palavras do Rabi Yochanan, filho de Nafcha:  “Diz-lhe:  lança  o  argueiro  de  entre
os  teus  olhos;  diz-lhe:  Lança  a  trave  de  entre  os  teus  olhos
(Talmude Babilônico, Tratado Baba Batra 15b).

As palavras de Yeshua, o Nazareno, 180 anos antes do Rabi Yochanan:  “E  por  que  vês  o argueiro  no  olho  do  teu  irmão,  e  não  reparas  na  trave  que  está  no  teu  olho?
 (Mt 7:3).


Y*10. Ensinou Elisha ben Abuyá:  “Um  homem  que  tem  boas  obras  e  ensina  muito  a
Torá,  a  quem  ele  se  assemelha?  Ao  homem  que  constrói  pedras  em  baixo  e  depois tijolos;  e, vindo  muitas  águas  e  irem  de  encontro  a  elas,  não  as  mudam  de  lugar.  E  um homem  que  não  tem  boas  obras  e  estuda  a  Torá,  a  quem  ele  se  assemelha?  A  um homem   que  construiu  inicialmente  [com]  tijolos  e  depois  [pôs]  as  pedras;  e,  vindo  então muitas  águas  correntes,  de  repente  as  despedaça  [as pedras e os tijolos]
(Pirkêi de-Rabi Natan 24;1-2).

Yeshua, o  Nazareno, ensinou, quase 200 anos antes de Ben-Abuyá:  “E  aquele  que  ouve  estas minhas  palavras  e  as  não  cumpre,  compará-lo-ei  ao  homem  insensato,  que  edificou  a  sua casa  sobre  a  areia.  E  desceu  a  chuva,  e  correram  rios,  e  assopraram  ventos,  e  combateram  aquela  casa,  e  caiu,  e  foi  grande  a  sua  queda”   (Mt 7;26-27).


Y*11. Disse o Rabi Shimeon ben Gamaliel:  “Não  é  o  estudo  o  fundamental,  mas  a
prática”        (Talmude Babilônico, Tratado Avôt 1;7).
100 anos antes deste disse Yeshua:  “Nem  todo  o  que  me  diz:  Senhor,  Senhor!  entrará  no Reino  dos  céus,  mas  aquele  que  faz  a  vontade  de  meu  Pai,  que  está  nos  céus”    (Mt 7;21).


Y*12. Rabi Tarfon disse:   “Hoje  [o dia está]  curto  e  muita  é  a  obra,  e  os  que  trabalham são  preguiçosos  e  o  galardão  é  muito  e  o  dono  da  casa  está  necessitado”.

Yeshua, o Nazareno, 100 anos antes de Rabi Tarfon, disse:   “Então,  disse  aos  seus  discípulos:  A  seara  é  realmente  grande,  mas  poucos  são  os  obreiros”   (Mt 9;37).


Y*13. Rabi Shmuel haKatan, disse aos seus discípulos:   “Da  forma  como  ensinei
[diligentemente]  ante  vós  de  graça,  do  mesmo  modo  ensinareis  [diligentemente]  de  graça”.     200 anos antes dele, disse Yeshua, o Nazareno, aos seus discípulos:  “De  graça  o recebestes,  de  graça  o  daí”    (Mt 10;8b).


Y*14. Ensinava Rabi Yirmeyah:  “Todo  aquele  que  humilha  a  si próprio  por  causa  das
palavras  da  Torá  neste  mundo,  será  engrandecido  no  mundo  vindouro;  e  todo  [aquele que]  se  coloca  como  um  servo,  por  causa  das  palavras  da  Torá,  neste  mundo,  será  feito livre  no  mundo  vindouro”        (Talmude Babilônico, Tratado Bavá Metziá, 85b).

Ensinou Yeshua, o Nazareno200 anos antes daquele:  “Porque  o  que  a  si  mesmo  se  exaltar será  humilhado;  e  o  que  a  si  mesmo  se  humilhar  será  exaltado”   (Mt 23;12).


Y*15. Yochanan, em [nome de] Rabi Yosef pôs [em questão]:   “O  Shabat  foi  entregue  em
vossas  mãos,  e  nãos  vós  entregues  a  ele  [ao Shabat]”  
(Talmude Babilônico, Tratado Yomá, 85b).

Yeshua, o Nazareno, ensinou:  “O  Shabat  foi  feito  por  causa  do  homem,  e  não  o  homem, por  causa  do  Shabat”   (Mc 2;27).


16. Disse Rav Sheshet:  “Todo  [aquele que]  olhar  para  o  menor  dedo  de  uma  mulher,  é
como  se  olhasse  para  a  vergonha  [dela]
(Talmude Babilônico, Tratado Shabat, 64b).

Disse Yeshua, o Nazareno:   “Qualquer  que  atentar  numa  mulher,  para  a  cobiçar,  já  em  seu coração  cometeu  adultério  com  ela”    (Mt 5;28).

Autor: Rabi Moshe Imanuel ben Meir. Artigo extraído de “Hatzofeh” – “O Atalaia” – nº 96 –1937. Tradução do original hebraico: Erike Couto Lourenço.
Fonte: netivyah

Bibliografia usada para consulta: BEREZIN, Rifka. Dicionário Hebraico-Português. Edusp. São Paulo, 1995. Bíblia Sagrada, tradução: João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo, 1989. Foram modificados alguns termos das citações bíblicas para adequá-lo ao contexto judaico/hebraico referido (N.T.). EPSTEIN; Rabino Dr. Isidore, The Babylonian Talmud, Jew’s College, Londres. Fonte on-line: http://come-and hear.com/talmud/index.html IZENBERG; Yehuda (Org.), Massechet Derech Eretz Zuta. 2001 (versão virtual). Fonte on-line: http://www.daat.ac.il/daat/toshba/zuta/shaar-2.htm Talmud Bavli. Fonte on-line: http://www.mechon-mamre.org/b/l/l0.htm




................................................................................................................... רב.יוסף ברוך
.................................................................................................................. Ráv.Yossef Baruch
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6 comentários:

  1. Yeshua... nosso Senhor e Rei sempre será o espelho.
    Isso é fato!

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esse estudo, mas só uma dúvida, gamaliel é citado na bíblia contemporâneo a Estevão, como ele seria 200 anos depois de Mashiach?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom André! O doutor da Lei em Atos 5 refere-se a Raban Gamaliel (também conhecido por Gamaliel haZaken, o ancião) que, sim, viveu no séc. I (sendo calculada a sua morte em 52d.e.c). São dois rabinos diferentes. O citado no texto acima refere-se a Rabi Gamaliel Barabi, que de fato viveu 200 anos depois do Mashiach.

      Excluir

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