São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Yeshua e o Rei Jeconiah... pode vir Mashiach dessa casa?

ישוע ומלך יכוניהו....  יכול בא משיח מהבית הזה... ?            י

Yeshua e o Rei Jeconiah... pode vir Mashiach dessa casa?


Yeshua era descendente físico de David mediante Yossef

A questão do rei Yechoniah-Jeconias

 A seguir exponho o texto do Rabino do movimento Jews for Judaism Bentzion Kravitz com uma análise posterior:    “Uma análise cuidadosa destes critérios nos revela que, mesmo que Yeshua-Jesus tenha sido judeu, ele não preencheu sequer destes critérios”. Uma investigação das contraditórias genealogias de Yeshua-Jesus demonstra o número de dificuldades com o preenchimento do segundo critério (SER  DESCENDENTE  PATRILINEAR  DIRETO  DO  REI  DAVID  E  DO  REI SALOMÃO - SALMO 89:29-38; CRÔNICAS II 7:18, ETC.). 


Especificamente, a Brit Chadashá-o Novo Testamento, sustenta que Yeshua-Jesus não teve um pai humano'.   Nas Escrituras Judaicas, entretanto, está descrito que a genealogia e linhagem tribal da pessoa são transmitidas únicas e 'exclusivamente por um pai humano' (Números 1:18;  Jeremias 33:17).

 Por isso, Yeshua-Jesus jamais poderia ser um descendente nem da tribo de Yehudá-Judá e nem dos reis David e Salomão.  Existem ainda mais problemas quando se tenta provar a genealogia de Yeshua-Jesus através de Yossef-José, esposo de Miriam-Maria (mãe de Yeshua-Jesus)
A Brit Chadashá-O Novo Testamento afirma que Yossef-José era um descendente do rei Jeconias, a quem a Bíblia Judaica amaldiçoou para que não tivesse descendentes 'sentados no trono de David e reinando sobre Yehudá-Judá' (Jeremias 22:30). 

A genealogia de Yossef-José, mesmo que fosse relacionada a Yeshua-Jesus, esbarraria num rei que não teve filhos e desqualificaria o próprio Yeshua-Jesus como Messias. Finalmente, temos o problema das contagens contraditórias da genealogia de Yeshua-Jesus em Mateus, capítulo 1 e Lucas, capítulo 3.  A explicação cristã mais comum para estas contradições é que a genealogia de Lucas é matrilinear. Entretanto, isso é infundado, mesmo a partir do original em Grego. 

Adicionalmente, já foi estabelecido que a descendência remonte somente ao lado paterno, fazendo com que qualquer explicação seja irrelevante. Mesmo que alguém 'pudesse' traçar a genealogia através do lado materno ainda assim teríamos problemas com o texto de Lucas 3:31 que atesta que Miriam-Maria descendia de David através de 'Natan, irmão' do rei Salomão, e não do próprio Salomão, como profetizado em Crônicas I, 22:10 na Bíblia Judaica".

* FATORES EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA DESQUALIFICAR ESTE TEXTO:

O TALMUD NO TRATADO SAN'HEDRÍN 37b e 38a) DIZ ...QUE A MALDIÇÃO DE JECONIAS FOI REVOGADA POR D'US E NO 1º LIVRO DAS CRÔNICAS 3:17, VEMOS QUE JECONIAS TEVE FILHOS - UM DELES SHEALTIEL-SALATIEL - avô DE ZERUBAVÉL-ZOROBABEL,,, (LEMBRE-SE DE QUE O MIDRASH TANCHUMÁ, Parashat Toldót, Parágrafo 14, ATESTA QUE  O MASHÍACH  DEVERIA NASCER DA DESCENDÊNCIA DE ZERUBAVÉL-ZOROBABEL. 

O texto talmúdico baseado em 1ª Crônicas 3:17, 18: 

"Disse Rabi Yochanan (João): O exílio expia todas as coisas, porque disse o escrito: 'Assim disse o Eterno: Escrevam o que sucederá a este homem [Jeconiah] privado de descendência, homem a quem nada de próspero sucederá em todos os dias de sua vida; porque ninguém de sua descendência se sentará no trono de David, nem reinar sobre Judá (Jeremias 22:30). - 

E depois do exílio [do rei] se diz: 'e os filhos de Jeconias:  Assir, Shealtiel-Salatiel (...) Chamaram-no Shealtiel-Salatiel porque D-us pediu (  שאל  אל   -   shaa-el) a suspensão do juramento". (Massechét San'hedrín 37b e 38a). 

Através do exílio, a maldição do rei Yechoniah- Jeconias FOI SUSPENSA, não procedendo, portanto a alegação do Rabino Bentzion Kravitz.


  NENHUM ESCRITO DA BRIT CHADASHÁ ATESTA QUE  YESHUA  NÃO  TEVE  PAI HUMANO  OU  BIOLÓGICO.  SABEMOS QUE ESTE ARGUMENTO É CRISTÃO. 

Ráv. SHAUL EM ROMANOS 1:3 ATESTA EM GREGO QUE O MESSIAS YESHUA É 

tu genomenu ek spermato Dabid kata sarka - "TU GENOMÉNU EK SPERMÁTOS DABID, KATÁ SÁRKA" (nascido da descendência de David conforme a carne [como homem]). 

ELE AINDA CONFIRMA ISTO PARA SEU TALMID  TIMÓTHEOS EM 2:8  DE SUA SEGUNDA CARTA.    ISTO PRECISA SER CLARAMENTE ESCLARECIDO, PORQUE NA TANÁCH-Bíblia, É DITO QUE O MESSIAS NASCERIA DA DESCENDÊNCIA FÍSICA (NÃO ESPIRITUAL) DE DAVID.     NO SALMO 132:12, POR EX., ESTÁ DITO: 
"O ETERNO  JUROU  A  DAVID  COM  FIRME  JURAMENTO  E  DELE  NÃO  SE APARTARÁ:   UM  REBENTO  DA  TUA  CARNE  FAREI  SUBIR  PARA  O  TEU  TRONO". 

 PARA QUE NÃO PARE DÚVIDA, É SÓ VER OS TEXTOS EM HEBRAICO ORIGINAL E GREGO (NA SEPTUAGINTA) DESSE TEXTO: 

O TEXTO HEBRAICO ORIGINAL ATESTA: "(  מפרי  בטנך   ) MIPRÍ  VITNECHÁ (...)". TAMBÉM: "DO FRUTO DO TEU LOMBO".

É MUITO INTERESSANTE NOTAR, QUE SHIMON KÊFA (PEDRO) CONFIRMOU DE FORMA EXATA OU PRECISA ESTA PROMESSA EM   Atos 2:30:
 "(...) D-US LHE HAVIA JURADO [A DAVID] QUE UM DE SEUS DESCENDENTES SE ASSENTARIA NO SEU TRONO". Um outro texto da Tanách da promessa do Messias vindouro como descendente FÍSICO de David é 2ª Samuel 7:12-16. Além da mesma dizer respeito a Shlomoh (Salomão), é mais evidente tratar do Messias Yeshua, pois Salomão não teve "seu reino confirmado para sempre".

É importante também saber qual foi o entendimento do próprio David a respeito da promessa do Eterno quanto ao seu futuro descendente. Uma leitura de 2ª Samuel 23:1 e 5 no texto hebraico mostra isso: 

"Estas são as últimas palavras de David. Diz David filho de Jessé., palavra do homem que foi exaltado SOBRE O MESSIAS DO D-US DE JACOB". NÃO ESTÁ ASSIM COM D-US A MINHA CASA? POIS ESTABELECEU COMIGO UMA ALIANÇA ETERNA EM TUDO BEM DEFINIDA E SEGURA".

Portanto, está por demais óbvio que o Messias teria que descender fisicamente de David por meio de Salomão, conforme também o Midrash Tanchúma, Parashat Toldót Parágrafo 14. Mais abaixo, isto será explicado.

FOI UM ARCEBISPO CATÓLICO NA IDADE MÉDIA QUE VEIO COM ESTA HISTÓRIA DE QUE A  GENEALOGIA  DE  LUCAS  É  DE  MARIA   

(VER RUSSEL CHANPLIN, ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA A RESPEITO).

    UMA PROPOSTA PARA A QUESTÃO DAS APARENTES DIFERENÇAS ENTRE AS GENEALOGIAS DE MATEUS E LUCAS CITAMOS...  A menção de Eusébio de Cesaréia  a Africano (que fez seu argumento sobre as genealogias referidas). 
Pois bem! Segue a citação literalmente: 
"Matan cuja descendência remonta a Salomão, gerou a Jacó, com a morte de Matã, Melqui, cuja linhagem vem de Natan, ao se casar com a viúva daquele teve Eli. Assim, Eli e Jacó eram irmãos pela mesma mãe. Morrendo Eli sem filhos, Jacó lhe deu descendência, sendo que José pertence a si de acordo com a natureza, mas a Eli de acordo com a lei. Desse modo, José é filho de ambos". (História Eclesiástica, Livro 1, Cap VII, CPAD, Pág. 34). 



 "As famílias de descendentes de Salomão e Natan foram de tal maneira misturadas por substituições em lugar dos que haviam morrido sem filhos, de acordo com casamentos e perpetuação de descendência, as mesmas pessoas são devidamente consideradas em um aspecto pertencente a uma delas e em outro aspecto à outra.   Assim, é que ambos os relatos são verdadeiros, ou seja, dos que foram considerados pais, e dos que realmente foram pais, e chegam a José com considerável complexidade, é verdade, mas com grande precisão".  (História Eclesiástica, Livro 1, Cap VII, CPAD, Pág. 32).  
Há lógica neste argumento de Africano (que viveu cerca de 238 d.E.C) citado por Eusébio em sua obra, pois a Torá no que tange ao YIBÚM (lei do levirato) está sendo citada para fundamentar bem esta concepção.  De qualquer modo, o pai natural de Yossef-José.
(em função do Yibúm - Levirato) é Yáakov-Jacó (pois foi quem o gerou, embora sendo filho suscitado por ele para manter a descendência de seu irmão Eli) e não Eli (embora pai em função do Yibúm através de seu irmão o próprio Yáakov).  
O mais confortante disso, é que Yáakov-Jacó era ancestral de David por meio de Shlomoh (Salomão), o que por sua vez, assegura a legitimidade da descendência davídica de Yeshua por meio de Shlomoh.

 *Entretanto, a grosso modo, mesmo que houvesse uma aparente discrepância entre as genealogias de Lucas e Mateus, uma coisa é 100% unânime: que Zerubavél-Zorobabel é ancestral legítimo de Yeshua nosso Messias em ambas.

 E veja só o que consta do Midrash Tanchuma, Parashat Toldót 14:  "De quem [de qual descendência] nascerá [o Messias]? De Zerubavél-Zorobabel. 

Obvia e incontestavelmente esta interpretação se cumpriu em Yeshua. Zerubavél-Zorobabel era NETO de Jeconias, e se a maldição não fosse suspendida através da Galút (exílio) deste, obviamente não  EXISTIRIA  ESTA  CITAÇÃO  AUTENTICAMENTE  MIDRÁSHICA  ATESTANDO  SEM SOMBRA  DE  DÚVIDAS  QUE  O  MESSIAS  SERIA  UM  DESCENDENTE  DE  ZOROBABEL (por sua vez, NETO DE JECONIAS).      CONFORME  O  TALMUD  ESTÁ CONSTADA  A  EXPRESSÃO:  

 זרע  ממקום  אחר   -   ZÉRA  MIMAKOM  ACHÉR -   SEMENTE  VINDA  DE  OUTRO LUGAR.         

* NOUTRAS PALAVRAS: 

A  SEMENTE  É  SEMENTE  REALMENTE,  MAS  A  MESMA  PODE  VIR  DE  OUTRA FORMA  QUE  NÃO  SEJA  A  USUAL. 

Como, então conciliar a questão de Yossef (José) ser o pai biológico de Yeshua e a virgindade de Miriam (Maria)? 

Antes de tudo, vale ressaltar que o malách- anjo Gabriel disse em Lucas 1:36 que Elishéva-Isabel era "parenta ou prima" de Miriam, e como sabemos Elishéva-Isabel era esposa de um Cohen (Sacerdote) chamado Zacarias, e que por sua vez, ERA DESCENDENTE DE AHARON-AARÃO E DA TRIBO DE LEVI. Noutras palavras, Miriam-Maria não era da Tribo de Judá à luz desse texto de Lucas 1:36, e sim, da de Levi Geneticamente, para que um ser humano seja UM HOMEM DO SEXO MASCULINO É NECESSÁRIO QUE ELE TENHA 46 CROMOSSOMOS, SENDO QUE 23 (x) DA MÃE E 23 (y) DO PAI.

 Um homem para o ser DEVE ter o Y QUE SÓ É DADO PELO PAI BIOLÓGICO ou natural. 

 CREMOS  QUE  HASHEM  USOU  O  MATERIAL  GENÉTICO   DE   YOSSEF -   QUE CONTÉM  OS  CROMOSSOMOS  Y    E  COLOCOU  EM  MIRIAM  E  ASSIM  YESHUA  FOI GERADO. 

MAS NÃO  HOUVE  A  RELAÇÃO  SEXUAL,  POIS         "A SEMENTE VIRIA DE OUTRA FORMA" (זרע  ממקום  אחר   -   ZÉRA  MIMAKOM  ACHÉR -   SEMENTE  VINDA  DE  OUTRO LUGAR. ). 

ISAÍAS 7:14  FALA QUE O NASCIMENTO DO MESSIAS SERIA UM   אות  "ÓT"    
(SINAL  MIRACULOSO -  e  para  Hashem  isto  não  é  impossível),  UM   NASCIMENTO NORMAL  HAVENDO  ANTES  A  RELAÇÃO  SEXUAL  NÃO  É  UM  "OT".  




PARA FINALIZAR, O JUDAÍSMO PERMITE A INSEMINAÇÃO DESDE QUE O DOADOR GENÉTICO SEJA O PRÓPRIO PAI DA CRIANÇA E ESPOSO DA MULHER.




.................................................................................................................... . רב.יוסף ברוך
................................................................................Ráv.Yossef Baruch.

















Share:

Um comentário:

  1. Muitas são as pretensões de depreciar a Yeshua de Nazaré, e essa é uma das mais clássicas para tentar desfazer a messianidade de nosso Rei Yeshua. Confira os dados e pense por você mesmo.
    Shalom.!

    ResponderExcluir

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)