São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Mezuzáh - A marca da aliança nas portas de nossas casas..

מזוזה - התו הברית במזוזות של ביתנו
Mezuzáh - A marca da aliança nas portas de nossas casas..







É impossível para uma pessoa aliançada com o D'us de Israel não se recordar com o que se passou com o povo de Israel no Egito, quando D'us desceu para executar o juízo contra os primogênitos do Egito. E para livrar o seu povo da ação do destruidor, ordenou ao povo que firmasse uma aliança com Ele, matando um cordeiro e passando o seu sangue nos umbrais de suas casas pois quando o destruidor fosse passar para executar o juízo, matando os primogênitos Israel seria guardado, pois vendo o destruidor o sengue nos umbrais ele saltaria sobre as casas dos hebreus e eles seriam salvos. E assim aconteceu.


Você recorda desse evento nas escrituras?

Muito bem, isso é um bom sinal de que você é uma pessoa aliançada com o Criador, podendo então entender outras coisas.


Esse é o princípio desse assunto tão especial. Falar sobre uma marca nos umbrais, nos batentes das portas das casas do povo de Israel é realmente singular. Uma tradição baseada num mandamento onde a milênios o povo guarda como um compromisso que não se deve esquecer. Assim, o ato de se escrever um pergaminho e colocá-lo preso nos batentes das portas quer falar muitas coisas espirituais, o seu significado é profundo demais.



A mezuzá, o objeto em que contém um pergaminho escrito dentro é assim chamada por que é colocada no umbral, batente que em hebraico se fala "mezuzáh". Esse pergaminho também é conhecido como Kláft, inscrito com específicos versos da Toráh - Devarim.Dt. 6:4-9 e 11:13-2.   Estes versículos consistem na oração judaica conhecida como "Shemá Israel", começando com a frase "Ouve Israel, Adonay é o nosso Deus, Adonay é Um". No Judaismo, uma mezuzá é afixada à porta de casas judaicas para cumprir a mitsvá-mandamento bíblico para "escrever as palavras de Deus nas portas e portões de suas casas." Devarim.Dt. 6:9.


Como é produzida hoje a Mezuzáh..?

Hoje é produzido um estojo, um caixa retangular em que se possa colocar o pergaminho dentro, de modo que este fique protegido do tempo. Esse estojo pode ser de qualquer material, de metal, de plástico, de vidro, de pedra, e etc.. Nesse material deve estar uma letra hebraica, a letra Shin =  ש  , ou a palavra Shadáy =   שדי    , que quer dizer Todo Poderoso, além de outros desenhos e enfeites que tragam honra a Mezuzáh.


 



Da mesma forma que o Tefilin, assim também é a Mezuzáh, deve ser escrito um pergaminho com a referência da Mitsvá-mandamento acerca da Mezuzáh e posto dentro para que esteja ali no umbral da porta constantemente. Ao entrar e ao sair se tem o costume de por a mão e beijar, como um símbolo de reverência e amor.

O texto que está escrito é:


  • Shemá Israel - Proclama a Unidade Divina, base fundamental da fé judaica: descreve a ordem Divina de colocar os Mezuzót nas portas e nos portões.


שְׁמַע, יִשְׂרָאֵל:  יְהוָה אֱלֹהֵינוּ, יְהוָה אֶחָד.  ה וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, בְּכָל-לְבָבְךָ וּבְכָל-נַפְשְׁךָ, וּבְכָל-מְאֹדֶךָ.  ו וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם--עַל-לְבָבֶךָ.  ז וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם, בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ.  ח וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת, עַל-יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת, בֵּין עֵינֶיךָ.  ט וּכְתַבְתָּם עַל-מְזֻזוֹת בֵּיתֶךָ, וּבִשְׁעָרֶיךָ

"Ouve, Israel, Adonay é o nosso D'us, Adonay é Um.
Amarás, pois, Adonay teu D'us de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."

                                                                                                                 Sefer Devarim.Dt. 6:4-9


Aqui nesse texto, o nosso D'us se dirige a cada indivíduo em sua responsabilidade pessoal para com seu D'us. E é claro, o mandamento específico de escrever nos umbrais-mezuzót, das casas e nos portões.


A segunda parte é composta de:



  • Vehayá Im Shamoa - Expressa a promessa de D'us, da compensação que nos advirá da observância dos preceitos da Torá e o aviso da retribuição pela desobediência aos mesmos.
 וְהָיָה, אִם-שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל-מִצְו‍ֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם, הַיּוֹם--לְאַהֲבָה אֶת-יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם, וּלְעָבְדוֹ, בְּכָל-לְבַבְכֶם, וּבְכָל-נַפְשְׁכֶם.  יד וְנָתַתִּי מְטַר-אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ, יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ.  טו וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ, לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ, וְשָׂבָעְתָּ.  טז הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם, לָהֶם.  יז וְחָרָה אַף-יְהוָה בָּכֶם, וְעָצַר אֶת-הַשָּׁמַיִם וְלֹא-יִהְיֶה מָטָר, וְהָאֲדָמָה, לֹא תִתֵּן אֶת-יְבוּלָהּ; וַאֲבַדְתֶּם מְהֵרָה, מֵעַל הָאָרֶץ הַטֹּבָה, אֲשֶׁר יְהוָה, נֹתֵן לָכֶם.  יח וְשַׂמְתֶּם אֶת-דְּבָרַי אֵלֶּה, עַל-לְבַבְכֶם וְעַל-נַפְשְׁכֶם; וּקְשַׁרְתֶּם אֹתָם לְאוֹת עַל-יֶדְכֶם, וְהָיוּ לְטוֹטָפֹת בֵּין עֵינֵיכֶם.  יט וְלִמַּדְתֶּם אֹתָם אֶת-בְּנֵיכֶם, לְדַבֵּר בָּם, בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ.  כ וּכְתַבְתָּם עַל-מְזוּזוֹת בֵּיתֶךָ, וּבִשְׁעָרֶיךָ.  כא לְמַעַן יִרְבּוּ יְמֵיכֶם, וִימֵי בְנֵיכֶם, עַל הָאֲדָמָה, אֲשֶׁר נִשְׁבַּע 
יְהוָה לַאֲבֹתֵיכֶם לָתֵת לָהֶם--כִּימֵי הַשָּׁמַיִם, עַל-הָאָרֶץ




"E será quese diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar a Adonay vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.

E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.

Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
E a ira de Adonay se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que Adonay vos dá.
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que Adonay jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra."         sefer Devarim.Dt. 11:13-21



Colocamos em todas as portas da casa, da empresa, da loja, do prédio, da sinagoga, dos portões da cidade, salões de festas, menos nos banheiros e depósitos, que são lugares onde há sujeira, impureza.

O que teria a Mezuzáh a ver com os últimos dias..?

Sim, tudo a ver com os últimos dias.
A mezuzáh representa uma lembrança do sangue do cordeiro na terra do Egito, onde o povo de Israel foi livre da morte e da destruição. Isso aponta para o sangue de nosso Messias Yeshua, que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o nosso pecado. 


Nossa casa, ou seja, nossa vida, nossa alma, nosso coração deve estar com essa mezuzáh espiritual no seu umbral, o sangue de Yeshua como uma marca onde permanece o sentido espiritual de que nesses últimos dias estaremos livres da morte eterna, a segunda morte e da destruição, de uma eternidade de escuridão e distanciamento de Adonay, o nosso único e verdadeiro Deus.

Isso não é apenas um costume não, não é apenas uma alegoria não. É uma Mitsvá-mandamento e devemos cumprir com todo amor e reverência, de toda nossa neshamá-alma.

Assim nesses momentos finais se evidencia os que estão apegados a D'us e não abrem mão de seus preciosos mandamentos que são para nossa vida. 

Permanecemos guardados debaixo desse sangue, o sangue precioso de Yeshua o Messias.


....................................................................... Ráv. Yossef Baruch
...........................................................................................................רב. יוסף ברוך






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)