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Rabi Eliézer ben Hirkanus e o Messias Yeshua

רבי אליעזר בן הירקנוס
Rabi  Eliézer  ben  Hirkanus

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ELIÉZER BEN HIRCANUS, foi um sábio da Mishná, que estudou aos pés de Rabi Yochanan ben Zakai. O Pirkê avot compara sua memória à “uma cisterna de cimento que não deixa cair uma gota d’água”. Casou-se com a filha do Nassi (Príncipe), Rabi Shimon ben Gamaliel II, estabeleceu-se numa academia em Lod, e compilou o Pirkê D’Rabi Eliezer. Foi mestre de Rabi Akiva. Porém, foi excomungado, acusado de “heresia” , mas no final de sua vida, foi incluído de novo ao roll dos sábios da Mishná.

No Talmud Babilônico (Avodah Zará 16b-17a) atribuídas a Rabis ou Tanaim da passagem do primeiro ao segundo século. O famoso Rabi Eliezer ben Hircanus recorda que um "cristão judeu" ou "judeu messiânico", chamado Yaacov de Kfar Seranaya, interpretou "Não trarás a casa de (...) teu D’us o salário de uma prostituta" (Deuteronômio 23:18), no sentido de que tal dinheiro só seria adequado à construção de uma latrina para o Sumo-Sacerdote. 

Quando Eliézer confessou que era incapaz de compreender a explicação, Yaacov apresentou-lhe uma halachá (exegese)  atribuída a Yeshua que aparentemente vinculou Miquéias 1:7 ("já que elas [todas as suas estátuas] foram ajuntadas com o salário da prostituição, tornar-se-ão de novo salário de prostituição"), a Deuteronômio 23:19 para chegar a explicação: "De um lugar de corrupção elas vieram, e ao lugar de corrupção elas retornarão". Rabi Eliézer ficou impressionado com o talento interpretativo de seu Mestre (Yeshua), e, por causa disso, foi acusado de heresia e excomungado pelos outros rabinos." )Geza Vermes, O Autêntico Evangelho de Jesus , fl.19, nota 33)

הלכות רבי אליעזר
As leis de Rabi Eliezer

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Página do livro Pirkei D'Rabi Eliézer

Muitos costumes antigos que não são encontrados em outrasfontes são descritos no Pirkê D'Rabi Eliézer. Os seguintes costumes e halachot são referidos no Pirkê D'Rabi Eliézer.

1) A bênção "Bore me'ore ha-esh"  (Bendito seja o Criador do fogo) recitado durante a Havdalá  (cap 20; Comp. Tratado Pessachim 59a);

2) Contemplação das unhas durante esta bênção (cap. 20);

3) Após a Havdalá, derramando o vinho sobre a mesa, extinguindo a vela nela, mergulhando as mãos nele, e esfregar os olhos (cap. 20);

4) A proibição de mulheres que fazem o trabalho de fantasia no dia da Lua Nova (cap. 14);

5) A bênção de "Tal" (Tefilat Tal) no primeiro dia da Páscoa (cap. 32);

6) O som do shofar após os serviços da manhã em todas as sinagogas na Lua Nova do mês de Elul (cap. 46);

7) A adição de Dt.11:20 para a leitura diária do Shemá (cap. 23);

8) O banquete após a circuncisão (cap 29; Comp Midr. Teh., Ed Buber, p 234b);

9) A cadeira de Elias durante a circuncisão (cap. 29);

10) A cobertura do prepúcio com terra (cap. 29);

11) O desempenho da cerimônia de casamento sob um dossel (cap. 12);

12) A posição do chazan ao lado do casal de noivos (cap. 41);

13) O pronunciamento da bênção sobre a noiva pelo chazan (cap. 12);

14) Os regulamentos que preveem que nenhuma mulher pode sair com a cabeça descoberta (cap 14; Comp. Tratado Ketubot 72a);

15) O noivo não pode sair sozinho na noite nupcial (cap 16; Comp. Tratado Brachot 54b);

16) Os enlutados devem ser confortados na capela (cap 17);

17) Os mortos podem estar enterrados apenas em "takrikin" (cap 33; Comp. M. Ḳ 27a, b);

18) Quando uma pessoa espirrar dirá: "Eu confio em Tua ajuda, Senhor", enquanto qualquer um que ouvi-lo dirá: "A sua saúde!" (cap. 52);

19) O texto frequentemente repetido (recitado no Shema da noite, etc.) "Em nome do Eterno, D'us de Israel, Michael será  à minha direita, para minha esquerda Gabriel será ..." pode ter suas origens aqui (cap 4);

20) Os capítulos seguintes fecham com bênçãos do Shemonê Esrê (Amidá):

Cap. 27: "Louvado sejas Tu, ó Eterno, o escudo de Abraão";
Cap. 31: "Louvado sejas Tu, ó Eterno, que reviveste os mortos";
Cap. 35: "Louvado sejas Tu, ó Eterno, Deus Santo";
Cap. 40: "Louvado sejas Tu, ó Eterno, que fazes perdão conscientemente";
Cap. 43: "Louvado sejas Tu, ó Eterno, que demandaste a penitência".



  הרב אליעזר בתלמוד
Rabi Eliézer no Talmud

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É o sexto sábio mais mencionado no Talmud:

Rabi Yehuda (1º)
Chachamim (2º)
Rabi Meir (3º)
Rabi Shimon (4º)
Rabi Yossi (5º)
Rabi Eliézer ben Hircanus (6º)

Eis algumas referências que o citam:

Trat. Sanhedrin 17b; Trat. Sanhedrin 36b; Trat. Sanhedrin 32b; Trat. Pesachim (Talmud Yerushalmi) 6:33b; Trat. Brachot 6a; Trat. Brachot 32a ; Trat. Sotah 13b; Trat. Sotah 48b-49a ; Trat. Sucá 22a ; Korban Ha'eidah no Talmud Yerushalmi, Trat. Sotah 3:4; Trat. Sanhedrin (Talmud Yerushalmi apenas) 7:25d; Trat. Eruvin 68a; Trat. Chagigah 3b; Trat. Megilah 25b; Trat. Baba Metzia 59b; Trat. Avodah zarah 16b; Trat. Yomah 66b; Trat. Shabat 153a.

המשיח
בעל פי פירקי רבי אליעזר   
    O Messias de acordo com o Pirkei D'Rabi Eliezer
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Eles tentam escondê-lo, mas não podem!


Em seu compilado de interpretações e histórias, Rabi Eliézer faz grandes comparações sobre o Messias. Muitas delas idênticas aos fatos ocorridos na Brit Chadashá (Novo Testamento). Eis algumas:
1) O nome do Mashiach (Messias) foi criado antes da formação do mundo  :

“Sete coisas foram criadas antes da criação do mundo. Elas são: A Torah, o Gehinom (Inferno), o Gan Eden (Paraíso), o Trono da Glória, o Templo, o Arrependimento, e o Nome do Messias.” (cap. 3)

Encontramos o mesmo texto em outras referências: Trat. Pesachim, 54a, Trat. Nedarim, 39b,  Yalkut em Jeremias 298, e Bereshit Rabah 1:4.

2) O Mashiach terá sobre ele o Rúach Chochmá uviná- Espírito de sabedoria e entendimento:

“Com estes três atributos O Santo, bendito seja Ele, dará três bons presentes para Israel no futuro, como está escrito, ‘Porque o Eterno dará a sabedoria, e da sua boca virá a inteligência e o entendimento’ (Mishlei 2:6). Não está escrito, ‘o Eterno deu sabedoria’. Esses três atributos serão dados ao Mashiach, como está escrito, ‘Repousará sobre ele o Espírito do Eterno, Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e temor ao Eterno.’ (Isaías 11:2).” ( cap. 3)

3) O Mashiach será o nono dos dez reis que, de acordo com o livro, reinaram/reinarão desde um lado ao outro do mundo:

“O nono rei é o Mashiach (Messias), que, no futuro, irá julgar desde um lado ao outro do mundo, como está escrito, ‘Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra’ (Salmos 72:8). E outra escritura diz: ‘Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra'. (Daniel 2:35)” (cap. 4)

4) Adam (Adão), de acordo com o livro, viu o Mashiach (Messias):

“Adam disse: O Santo, bendito seja Ele, me fez feliz e me levou para o Jardim do Éden, e me mostrou o lugar de morada dos justos no jardim do Éden, e Ele me mostrou os quatro reinos, seus governos e suas destruições; E Ele me mostrou o filho de David, filho de Jessé, e o seu domínio no futuro que está por vir.” (cap. 18)

5) O Mashiach irá montar no mesmo jumento/burro que Abraão e Moisés montaram:

“Então se levantou Abraão de manhã cedo (para sacrificar seu filho Isaque), e ele levou com ele Ismael, Eliezer, e Isaque, seu filho, e selou o jumento. Foi sobre este burro que Abraão viajou. Este burro foi aquele criado durante o Crepúsculo do Shabat, como é dito: 'E Abraão levantou-se de manhã cedo, e albardou o seu jumento'. O mesmo burro também foi montado por Moisés quando ele veio para o Egito, como o texto diz, "E Moisés levou sua esposa e seus filhos, e pô-los em cima do jumento" (Ex. 20:4). Este mesmo jumento vai ser montado no futuro pelo Filho de David, como está escrito: 'Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num jumento, jumento, cria de jumenta.’ (Zacarias 9:9) (cap. 31)

6) O Mashiach foi chamado pelo nome antes de ser criado:

“Seis pessoas foram chamadas pelo nome antes de serem criadas, e elas são: Isaque, Ismael, Moisés, Salomão, e o Rei Messias.” (cap. 32)


7) 15 coisas serão feitas pelos Ismaelitas em Israel antes do Mashiach vir:

“Rabi Ishmael disse: ‘No futuro, os filhos de Ishmael vão fazer 15 coisas na terra (de Israel) nos últimos dias, e elas são:

(1) Eles vão medir a terra com cordas; 

(2) Eles vão transformar um cemitério em um lugar de descanso para ovelhas e um monturo (aterro sanitário); 

(3) Eles vão medir com eles; 

(4) e com aqueles em cima nas montanhas; 

(5) Vão multiplicar a falsidade; 

(6) e esconder a verdade; 

(7) O verme-carmesim estará na lã,

(8) ele vai cobrir papéis e lápis com insetos; 

(9) Ele vai derrubar a pedra do reino;  

(10) e eles vão reconstruir as cidades desoladas; 

(11) e apagar os caminhos; 

(12) Eles vão plantar jardins e parques, e cercas nas paredes quebradas do Templo; 

(13) Eles vão levantar uma construção no Santo Lugar;

(15) e dois irmãos irão surgir sobre eles, ‘os príncipes no final’; e nos dias deles, Tzémach, o Filho de David, virá, como está escrito, ‘E nos dias desses reis, o D’us dos céus suscitará um rei o que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo, (...) , ele subsistirá para sempre.’ (Daniel 2:44)” (cap. 30)


8) O Mashiach se mostrará ao mundo em Roma:

“Rabi Ishmael também disse: ‘Três tumultos/guerras/badernas na Terra os filhos de Ismael travarão no futuro, nos últimos dias, como se diz, ‘pois fogem de diante das espadas’(Isaías 21:15). ‘Espadas’ significam guerras apenas, uma na Floresta da Arábia, como está escrito, ‘da espada desembainhada’(ibid.); outra, sobre o mar, como está escrito, ‘Desde o arco dobrado’(ibid.); e uma na grande cidade de Roma – que será mais grave que as outras duas – como está escrito, ‘diante da fúria da guerra’(ibid.). De lá, o Filho de David florescerá e verá a destruição ‘desses e daqueles’, e então ele virá para a terra de Israel, como está escrito: ‘Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de carmesim, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força?’ (ibid.63:1) (cap. 30)


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Túmulo de Rabi Eliézer
                                            



Sob tantas evidências. Na minha opinião...
Este sábio foi excomungado pelo grupo de rabanim (rabinos) de seu tempo apenas por causa do elogio que fez a exegese de Yeshua? Pra mim, é muito mais do que simplesmente isso, ele deve ter se tornado um seguidor de Yeshua, o verdadeiro Messias de Israel.

......................................................................................................... רב.יוסף ברוך
...................................................................................................Ráv.Yossef Baruch



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