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Birkát Kohanim - A Bênção Sacerdotal..



ברכת כהנים
Birkát Kohanim

      A Bênção Sacerdotal




"Fala a Arão e aos seus filhos: Deste modo, abençoareis 
o povo de Israel. "             Sefer Bamidbár -  Números 6:23


A BÊNÇÃO  é encontrada em Números 6: 23-27 . Tradicionalmente, os sacerdotes abençoavam o povo todas as manhãs após o sacrifício no Templo. Hoje, muitas sinagogas terminam seu serviço com esta bênção dentre outras bênçãos. 






A Torá determinou que somente os descendentes de Aharón-Aarão (ou seja, os kohanim) foram autorizados a transmitir esta bênção sobre o povo de Israel, e de fato esta prática continua nos serviços da sinagoga hoje. Durante um serviço (ortodoxo), por exemplo, os sacerdotes primeiro removem seus sapatos e têm suas mãos ritualmente lavadas pelos levitas (se houver). Este costume aparentemente se baseia no verso: ;Levantai as vossas mãos ao lugar santo e abençoai a Adonay! ( Salmo 134: 2 ). Eles então ascendem para ficar de pé diante da Arca e cada um cobre a cabeça e os braços com um talit, enquanto recita privadamente a bênção:


ברוך אתה יי אלהינו מלך העולם אשר קדשנו בקדשתו של אהרון וצונו לברך את עמו ישראל באהבה


  "Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos torna santos com a santidade de Aharón-Arão, e nos ordenou que abençoemos Seu povo de Israel com amor . Quando terminarem, o cantor dirá:  Kohanim ... como um sinal para os sacerdotes começarem. 



Cada sacerdote ergue as mãos, com as palmas voltadas para baixo e os polegares de suas mãos abertas . Os quatro dedos em cada mão são às vezes divididos em dois conjuntos de dois dedos cada um (formando assim a letra Shin ( שׁ ), um emblema para Shaday ), ou às vezes eles são dispostos para formar uma rede sobreposta de janelas. Enquanto o chazán canta a melodia da bênção, o cantor recita cada palavra. Esta cerimônia é às vezes chamado Nessiát Kapáim, o  levantamento das mãos. De acordo com a tradição judaica, a Presença Divina brilharia através dos dedos dos sacerdotes enquanto abençoavam o povo, e ninguém era permitido olhar para isto por respeito a Deus.  










נשיאת כפיים - Nessiát Kapáim ( Levantando as mãos)

Note que o Adonay não ordena aos kohanim (sacerdotes) abençoarem o povo usando suas próprias palavras, mas sim fornece a formulação exata para a bênção, prefaciando a instrução com as palavras: Assim você abençoará. 

Isto revela que a bênção vem do próprio Adonay, e os sacerdotes são apenas o meio para transmitir Sua vontade graciosa. Isto é indicado mais adiante pelo versículo que segue imediatamente o birkát hakohanim: Assim eles colocarão o meu nome sobre o povo de Israel, e eu os abençoarei (Números 6:27).  
Na bênção que se segue, o texto entre colchetes é dito (em voz baixa) em resposta à recitação do Chazán:


Você sabia?

Os judeus ortodoxos não olham para os Kohanim (sacerdotes) enquanto eles estão dizendo a bênção, por duas razões:

1. Não é suposto olhar para nada durante a bênção. Em vez disso, deve-se olhar para o chão e se concentrar na bênção. Olhar para o Kohanim pode ser uma distração.

2. Quando o Templo Sagrado estava em Jerusalém, a Presença Divina brilharia nos dedos dos Kohanim como eles abençoariam os judeus, e ninguém era permitido olhar por respeito a Deus. Hoje os judeus ortodoxos continuam esta prática como um lembrete do que rezar era como nos dias passados.

Note que esta bênção também é usada para abençoar membros de sua família, por exemplo, durante o Kidush no Shabat, bem como em outras ocasiões.

Observe que a frase "...Adonay levante Seu rosto para você ...

 ( יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ

fornece uma imagem de Deus segurando você em seus braços, como um pai deliciado pode sustentar seu filho pequeno em alegria. ... Deus ergue o Seu rosto, como Ele o sustenta na alegria divina!


יברכך יי וישמרך
יאר יי פניו אליך ויחנך
ישא יי פניו אליך
וישם לך שלום

Tradução:

Adonay te abençoe e te guarde
Adonay faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti
Adonay levante sobre ti o seu rosto e te paz.





  כוונה - Kavanáh ..

De acordo com o midrásh (tradição judaica), no princípio só Deus poderia abençoar outras pessoas. Sua primeira bênção foi para Adão e Eva (Sejam fecundos ...). 

Mais tarde Ele abençoou Noé e seus filhos quando eles deixaram a tevá (arca). Deus especialmente abençoou Abraão, o tzadik, a quem foi dado o poder de abençoar os outros (Gn 12: 3 - Quem você abençoar, eu abençoarei). 
Abraão não abençoou diretamente Isaque, porém, uma vez que não queria abençoar Ismael, Deus entrou e abençoou Isaque diretamente (Gênesis 25:11)
O poder de abençoar os outros foi então transferido para Isaque, que então o transferiu para Jacó (Gn 27:30), que então abençoou seus doze filhos antes de morrer (Gênesis 48-49)

Na Torá, Deus mais tarde ensinou a Moisés que o poder de abençoar os outros viria agora de seus kohanim designados. 

Todas as mitzvot-mandamentos devem ser realizadas com alegria, embora se alguém não pode alcançar esta emoção, a mitzvá ainda deve ser realizada. A mitsvá de birkat kohanim (a bênção sacerdotal ) é única em que, se um kohen é infeliz, ele não deve recitar a bênção, por exemplo , um kohen que está em Aveilút (luto pela morte de um pai) Birkát kohanim. 

Tradicionalmente, os sacerdotes abençoavam o povo todas as manhãs após o sacrifício no Mishkán (e mais tarde no Templo)

Hoje, as sinagogas sefarditas terminam seu serviço com esta bênção como uma bênção (Ashkenaz apenas recita em Pessach, Shavuot, Rosh HashanáYom Kipur e Sukot)



Quando o Chazán está terminando a bênção modim (de ação de graças), e alcança a palavra kohanim, os Kohanim presentes são convocados a recitar a bênção prescrita sobre o minyan montado (representando Israel). A congregação (ou cantor), em seguida, responde calmamente dizendo, am kedoshecha - Seu povo consagrado, como se diz ... antes de os kohanim realmente ir para recitar a bênção em si. 


O Talmud (Sotá 39a) diz que antes que os kohanim abençoem a congregação devem fazer uma bênção em que o louvor seja dado a Adonay pela honra de abençoar o povo. 




ברוך אתה יי אלהינו מלך העולם אשר קדשנו בקדשתו של אהרון וצונו לברך את עמו ישראל באהבה



Baruch  atáh  Adonay,  Elohenu  mélech  haolam,
Asher  kideshánu  bikdushato  shel  Aharón,
Vetzivánu  levarech  et  am  Yisrael  beahaváh.

Bendito és Tu, Adonay nosso Deus, Rei do universo,
Que nos santifica com a santidade de Aharon,
E nos ordenou que abençoemos Seu povo de Israel com amor.


A frase "com amor" é integral e pretende representar o amor do Adonay por Seu povo. Assim como Deus nos abençoa como uma expressão de Sua bondade, também o kohen deve procurar mostrar o amor de Deus dessa maneira. A bênção preparatória destina-se a induzir um estado de kavanah no coração daquele que executa o mandamento. De acordo com os sábios, a obrigação de abençoar o povo "com amor" vem das próprias Escrituras. O versículo que precede imediatamente o mandamento de abençoar o povo diz:

"Assim abençoarás o povo de Israel: dir-lhes-ás ..." A palavra "dize" aqui é amor, e está escrito com um "Vav extra" Ou seja, אָמוֹר

Esta ortografia completa do verbo é dito para indicar que o ato de abençoar os outros não deve ser feito de uma forma meio impetuosa ou impiedosa, mas sim com plenitude de coração e sinceridade. O desejo do abençoado de ver os outros abençoados é considerado vital - assim como o desejo do ouvinte deve ser sinceramente receber a bênção em si. Quando o sacerdote levanta as mãos durante a recitação ..

(Que Adonay te abençoe e te guarde ...), 

é uma virtual semicháh (ordenação), algo que os sábios consideram parte integrante de toda bênção.



A Bênção .. Três em Um.

O texto da bênção é em três partes e, portanto, é chamado de "Os três em uma bênção". 

Observe que ele é redigido no singular, em vez de plural, porque se destina a ter aplicação pessoal, não para ser uma bênção geral sobre uma multidão de pessoas. Às vezes, observou-se que a primeira seção consiste em três palavras, a segunda de cinco e a terceira de sete, e várias especulações foram oferecidas sobre por que a bênção é estruturada desta maneira (por exemplo, 3 + 5 é o número de Graça, 7 pontos de conclusão, etc.). 

Observe que a frase "Adonay ergue Seu rosto em direção a você ..." 

( יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ

Retrata a face radiante de um pai enquanto ele levanta seu amado filho em alegria ... A construção repetitiva de Deus "levantando Sua face "
יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ 

Sugere que a justiça de Deus foi totalmente satisfeita e Sua compaixão agora flui para fora para a criança em graça amorosa.

Sob os termos da aliança mais antiga ( הַבְּרִית הַיְשָׁנָה ), somente os descendentes de Aharon foram escolhidos para transmitir a bênção de Deus ao povo de Deus, mas sob os termos da maior Nova Aliança ( הַבְּרִית הַחֲדָשָׁה ), todos os seguidores de Yeshua são feitos parte de um povo escolhido, um sacerdócio do Rei Messias, uma nação santa, um povo para sua própria possessão, para que possamos proclamar a glória daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.     (1 Ped. : 9;   Rev. 1: 5-6 )

Por meio do Senhor Yeshua, ofereçamos continuamente um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto de lábios que reconhecem o seu Nome.         ( Hb 13:15 )


Deve ser lembrado que o assunto da bênção sacerdotal é  ADONAY


 יהוה    Ele (só) é Aquele que faz a bênção, e mesmo sob a  primeira aliança, os filhos de Aharon simplesmente transmitiram ou transmitiram a bênção de Deus ao povo. Visto que o Adonay Deus Todo-Poderoso é o único Verdadeiro abençoador , sem dúvida Yeshua recitou a bênção sacerdotal sobre seus discípulos quando ele subiu de volta ao céu,   (Lucas 24: 50-51 )

Como o Senhor Yeshua disse a seus seguidores: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" ( João14:27; 20:19 ).  Afinal de contas, quem, exceto o Príncipe da Paz ( שַׂר שָׁלוֹם ), poderia falar estas palavras na verdade? 

Este Príncipe foi prometido pelo profeta como o Filho de Deus, o
Rei ungido de Israel:

כִּי-יֶלֶד יֻלַּד-לָנוּ בֵּן נִתַּן-לָנוּ וַתְּהִי הַמִּשְׂרָה עַל-שִׁכְמוֹ
וַיִּקְרָא שְׁמוֹ פֶּלֶא יוֹעֵץ אֵל גִּבּוֹר אֲבִיעַד שַׂר-שָׁלוֹם


"Ki yéled yulád lánu, ben nitán lánu, vathí hamisráh ál shichmó, vaikrá shemó Péle Yoéts, El Gibor, Avi ád, Sár Shalom."

"Por que um filho nasceu para nós, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros e será chamado seu nome, Maravilhoso Conselheiro, do D'us forte, Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz."       (Isaías 9: 5)



Na verdade, receber ao senhor Yeshua é receber a Bênção de Deus. "Quem tem o Filho tem a vida ( חַיִּים ), quem não tem o Filho de Deus não tem a vida".        ( 1 João 5:12 ).






.......................................................................................... Rosh Shneor Reuel (Luciano)
.............................................................................................ראש. שניאור ראואל
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4 comentários:

  1. Realmente é maravilhoso quando podemos usufruir de shiurim-estudos assim.. pois eles acrescentam muito ao nosso enlevo espiritual.. Baruch Hashem Rosh Shneior Reuel (Luciano) por sua vida.

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  2. Realmente muito muito bom. Saber como realizam-se as bençãos nas sinagogas nos dias de hoje como reflexo dos dias do Templo.

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  3. tov muito bom cada dia aprendemos mais BH...conseguirmos encontrar Yeshua em todas as partes da tora pois ele e a torah BH...

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