São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Tazría-Metsorá.. A língua e a impureza


תזריע-מצורה... הלשון והטומאה
Tazría-Metsorá.. A língua e a impureza


Comentário Parasha Ki Tazria



Sefer Vaykrá-Levítico 13

1  Disse o Adonay a Moshé-Moisés e a Aharón-Arão:

2  O homem que tiver na sua pele inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e isto nela se tornar como praga de lepra, será levado a Arão, o kohen-sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes.

3  O kohen-sacerdote lhe examinará a praga na pele; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará e o declarará imundo.

Sabemos através da Santa Torá que O caso da lepra vem Através da Lashon hará-língua Má, assim quando entendemos a tradição judaica com toda sua sabedoria e mostraremos que Tanto a Santa Torá como A Gloriosa Brit Chadashá se completam com a mesma linguagem de sabedoria sobre este assunto tão interessante.

No Zohar Parasha Ki Tazria. Encontramos :

Do lado da má serpente, sai um espírito que somente pode residir em um lugar do qual a santidade celestial haja partido; e assim o homem se' torna contaminado e  sua carne fica ferida, sua aparência facial e todo seu ser."
Na Brit Chadashá vemos o mesmo conceito sobre está visão na Sabedoria do Rei Mashiach e suas palavras " Depois da santidade sair do homem entra no homem um espírito Imundo até o momento que seja purificado de sua impureza.

Mt 12:43  "E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra."

Mt 12 : 44  "Então diz: Voltarei para a minha casa donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada."

Zohar :Do lado da má serpente sai um espírito que somente pode residir em um lugar do qual a santidade celestial tenha saído.
Como está escrito : Salmo 93:5  

"Tua casa o D'us está embelezada pela santidade."

Tendo saído a santidade, a casa fica vazia  (Uma alusão ao corpo sem a presença de D'us).

45  "Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros".

Uma das máximas do judaísmo e falar sobre o comportamento do ser humano e grande parte destas reflexões falam sobre a língua veremos agora o que diz nossa tradição.

Ainda no Zohar lemos a continuação do ensinamento citado acima
Do lado da má serpente sai um espírito que somente pode residir em um lugar do qual a santidade celestial tenha ido embora .
Daí que a Torá proclama "Guarda tua língua do mal..."   Salmo 34:13

'Isto se da porque se os lábios e a língua de um homem falam más  
palavras, estas palavras sobem  e proclamam  "guarda-te das más  palavras de fulano de, tal, isso deixa  livre o caminho para a poderosa serpente".

E sabemos que a Antiga Serpente acusa os filhos de D'us e nosso Mashiach Yeshua nos ensinou

Mt 12:36 "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo."

Ap 12:10  "Satan o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso D'us."

No Zohar  "Então a alma santa o abandona e não e capaz de 
Falar: E esta mesma alma ela se sente envergonhada e miserável , e não recebe um lugar como antes. Daí  que está escrito: 
"Quem guarda sua boca e sua  língua. guarda sua alma de perturbações "   Proverbios 21:23.

Porque a alma que era a que falava fica reduzida ao silêncio por causa da palavra má. Então a serpente se prepara, e quando essa palavra má encontra seu caminho ela, e muitos  espíritos se apressam, e um espírito desce deste lado da impureza encontra o homem que expressou a palavra má e resplandece sobre ele e o contamina e se torna um leproso.

Tendo que proclamar o estado do Espírito que há nele que é  (de um impuro )  e exatamente como um homem é  castigado por pronunciar uma palavra má, assim e castigado por não pronunciar uma palavra boa quando tem oportunidade de fazer e não o faz, porque danifica  a esse espírito que fala, que está preparado para falar da santidade 
acima e abaixo.
E mais ainda  é assim , se o povo  anda em caminhos tortuosos e es capaz de falar e corrigi-lo , e não o faz. 

Tiago 4: 17. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado."

Assim  David disse: "Me calei mesmo acerca do bem, e minha  dor se agravou ",  Salmo 39:2       Aludindo a sua lepra. 

Quando houver uma praga de lepra em algum homem, este será levado ao kohen-sacerdote. 

Rabi Yose disse:  Os Companheiros estudaram  todas as variedades desta  praga, e o kohen-sacerdote  costumava conhecer quais eram os  castigos de amor e quais deles eram um sinal  de que um homem era rejeitado e desprezado por seu Senhor; porque a praga é reflexo sobre os homens segundo suas obras. 
Está escrito: "No incline meu coração a nenhuma coisa má,para  ocupar se em ações de iniquidade"     Salmo141:3/4.

Rabi. Isaac disse: Acaso D'us não  desvia os homens dos caminhos do pecado e da má  ação ?  Se é assim, Como pode a Torá  dizer 
"Se ouvires , se não ouvires"? 

Mas poderíamos traduzir: "não te inclines, meu coração a uma (palavra) má, porque uma palavra má traz a praga da lepra sobre o mundo".    Os Companheiros  ensinam que a tradução aramaico  de lepra (seguiru) (סְגִירוּתָאsignifica "acabar" mas também significa (Prender סגר sagur), e indica acabar acima e a baixo. Ou prender acima e abaixo.


 הלשון  -  A LÍNGUA 

Um senhor mandou o seu servo ao açougue e disse-lhe com ar superior: - Quero que me tragas o melhor bocado que encontrares. Para atender à recomendação do amo, o servo trouxe-lhe uma língua. Dias depois o senhor chamou novamente o mesmo servo e deu-lhe a seguinte ordem: - Traze-me do açougue o bocado mais ordinário que encontrares. O servo, como fizera da primeira vez, trouxe uma língua. -  Que quer dizer isso? -  protestou afoitamente o senhor. -  Para qualquer recomendação, traze-me sempre uma língua? O servo, que era, aliás, um filósofo dotado de alto saber, explicou com gravidade mordaz: -  A língua é quanto há no mundo de melhor e, também, de pior. Se bondosa, nada há de melhor; se maldizente e mentirosa, nada haverá de pior.  Rabot, 303

Tg 3:6 "Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno."


Pirkei de Rabi Eliezer 53

Todos  os que secretamente caluniam  seus companheiros não tem porção no mundo vindouro, 3, como se diz, "Aquele que difama o seu próximo, Eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo eu não tolerarei " (Salmo 101:5), E Outro texto diz: "Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto "(Deut. 27:24). Saiba que é assim.

Venha e aprenda a partir da (narrativa), da serpente que pronunciou calúnias a respeito do Santo Bendito Seja Ele, a Adão e sua companheira.

O Santo Bendito Seja Ele, a amaldiçoou, para que sua comida se tornasse o pó, como é dito, "E o pó tu comerás todos os dias da tua vida" (Gen 3:14).

Raban Gamaliel disse: Israel também caluniou "Ao Santo, Bendito Seja, pois disseram : "Porventura teria Adonay poder para alimentar‐nos no deserto? como é dito:
"E falaram contra D'us, dizendo: Poderá D'us porventura preparar uma mesa no deserto? Eis que feriu a rocha, e brotou águas e transbordaram as torrentes "  Salmo 78:19/20.

O Santo, Bendito Seja Ele, ouviu  que haviam caluniado Sua Glória, e Sua Glória é um fogo que devorador, e enviou contra eles um fogo que os consumiu ao redor, como se diz, "E Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos de Adonay; ouvindo-o Adonay, acendeu-se-lhe a ira, e fogo de Adonay ardeu entre eles e consumiu as extremidades do arraial."     Num. 11: 1

Os israelitas dirigiram‐se a nosso mestre Moisés, e disseram‐lhe: Moshé, mestre* Deixe-nos ser dados como ovelhas para o matadouro, mas não para o fogo que está consumindo. 
Moisés viu a situação de Israel, e ele se levantou para interceder por eles, e implorou Moshé a Adonay, e o fogo se aplacou como é dito: "E o povo clamou Moisés e, orando este a Adonay, o fogo se apagou."  {ibid. 2). '

Rabi Yehudá disse: Que o fogo que desceu do céu revolveu sobre a terra, e não mais retornou ao seu lugar (Anterior) no céu, mas entrou no Tabernáculo. 
Pois está dito que saiu um fogo e consumiu todas as ofertas que eles "trouxeram no deserto, pois não é dito. " E desceu fogo do céu "não está escrito aqui, mas está escrito" E Então saiu fogo de diante do Senhor "    (Lev. 9:24 e Lev 10:2).



Avot de Rabi Natan..

Rabi Simeon ben Elazar disse: 
A Lepra vem também pelo pecado de calúnia, como nós encontramos no caso de Geazi, que caluniou seu mestre, e foi castigado, como está escrito   2 Reis 5: 27 "
Que, em seguida, a lepra de Naamã se pegará a ti... e saiu da presença dele leproso (branco) como a neve, Ele também costumava dizer que a lepra vem sobre aqueles que eram soberbos, pois assim nos encontramos no caso de Uziyahu, como está escrito II Chron 26: 16-19 :   
"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra Adonay, seu D'us, porque entrou no templo de Adonay para queimar incenso no altar do incenso."

E então veio a lepra e irrompeu em sua testa. Neste momento, o templo foi dividido por uma distância de doze milhas quadradas, e os sacerdotes se apressaram a sair. "E ele também se apressou a sair, porque Adonay lhe havia oprimido. 

E ele ficou leproso até o dia da sua morte; e habitou na casa dos leprosos, pois foi excluído da casa de Adonay, e Jotão, seu filho estava sobre a casa do rei (e), julgaram o povo da terra " [ibid. 20, 21.

Is 9:12  " Com tudo isto, não se aparta a sua ira, e a mão dele continua ainda estendida."

Pelo pecado de desonra e a língua falando coisas indecentes, grandes opressões e decretos malignos são constantemente renovados, homens jovens morrem, órfãos e viúvas choram por ajuda, mas não são ouvidos, como está escrito na passagem citada do profeta Isaías.
Isso é explicado por Rabi Hana bar ahba da seguinte maneira:

" Todos sabem pra que propósito de casa uma noiva; ainda assim, aquele que desonra sua língua falando destes detalhes, ainda que tenha uma vida feliz de setenta anos decretada para ele, o decreto  pode ser anulado e sua vida abreviada."       (TB Shabat"capitulo II)


O rei David exclama: "O que será dado e o que será acrescentado a ti, língua enganosa"      Salmo 120:3.

E o Talmud Babilônico expressa Tratado Arachim 15B: 

"Disse o Eterno à língua: Todos os outros membros do corpo humano estão na parte interior, enquanto tu estás na parte exterior (na boca). Mais ainda, te encerrei entre duas paredes, uma de matéria dura como o osso (os dentes) e uma de carne (os lábios) Conhecendo o poder letal da língua, o Todo-Poderoso a encerrou entre duas portas. Primeiro encontram-se os dentes, que podem fechar-se hermeticamente. Se a língua tentar se espremer pelos espaços entre os dentes, temos a próxima linha de defesa, os suaves mas herméticos lábios. Ainda assim, a língua com freqüência consegue atravessar estas barreiras para semear sua influência destrutiva. E daí, exclamou David exasperado: "O que será dado e o que será acrescentado a ti, língua enganosa ?"


Otiot de Rabi Akiva..

Disse a letra Álef 
אלף
אפתח לשון פה 
Abriu-se a língua na boca 

פה לשון אפתח 
Na boca a língua se abriu


Duzentos e oito  órgãos existem no homem para diante dele ensinar uma canção com a boca e com a língua como está escrito 
Salmo 71:15 :  "Minha boca declara a tua justiça."

A que podemos comparar a boca e a língua ?  Ao Mar e as ondas !
Assim como o mar amplia e se abre assim também a boca amplia e se abre, assim como o mar está cheio de pérolas assim a boca também está cheia de pérolas em seu poder, assim como o mar expressa água  assim a boca expressa água, assim como a onda no meio do mar se fortalece e sobe assim a língua no meio da boca se fortalece e sobe, assim como o mar afunda o navio em seu meio assim também a língua do ímpio afunda a criação com suas palavras.
Assim como o mar assobia assim a boca assobia, assim como as ondas do mar emocionam  assim a língua emociona, assim como o mar emociona (Fazer temer) com o vento tempestuoso assim a língua do homem emociona (Fazer temer) com o mau humor, assim como o mar lança  água assim a boca lança água, assim como as ondas do mar matam as criações assim a boca e a língua má  (Lashom Hará) matam as criações. Assim como o mar tem margem

De um lado e do outro assim a língua tem margem de um lado e do outro, assim como o mar é sujo e fedorento assim a boca é suja e fedorenta, assim como a onda do mar muitas vezes se ergue e muitas vezes desce assim a língua muitas vezes se ergue e muitas vezes se abaixa, assim como a onda do mar faz a todos temer a ela assim a língua do homem fazem que todos temam a ela, quando o mar no final se agita lança fora lodo e lama como está escrito : 
Isaías 57:20  Suas águas lançam fora lodo e lama, assim a língua no final suas palavras são inúteis como está escrito: 
Salmo 12:3  "Cortará Adonay todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente."


Guarda e Guarda muito a tua alma..


Dt 23:9 "Quando sair o exército contra os teus inimigos, então, te guardarás de toda coisa má. "

 כִּי־תֵצֵא מַחֲנֶה עַל־אֹיְבֶיךָ       וְנִשְׁמַרְתָּ מִכֹּל דָּבָר רָע:


"Coisa má "  דָּבָר רָע : Davar Rá 
Não leia coisa e sim palavra

Dt 23:9 "Quando sair o exército contra os teus inimigos, então, te guardarás de toda palavra má.

Que D'us nos ajude em nome do Rei Mashiach, Yeshua.


............................................... Rosh -  Daniel Tsadok ben Yossef
..................................................................................................... ראש דניאל צדוק בן יוסף






















Share:

Um comentário:

  1. Excelente é a maneira como D'us nos mostra como devemos agir, proceder e falar. Como é importante o modo que aplicamos a nossa comunicação, a nossa língua. Cada vez mais conhecemos de D'us que nosso viver tem que ser um reflexo de como nosso Criador é e como nosso Messias Yeshua caminhou. Sejamos fiéis em tudo, até mesmo no nosso falar.

    ResponderExcluir

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)