São Gonçalo. RJ Cel: (21) 998203382 E-mail: sinagogabeitmiklat@gmail.com

Quem matou Yeshua?

Tradução do Artigo: "Who killed Jesus?", de Rabi Joseph Shulam Shlit"a





O filme do Mel Gibson, "Paixão de Cristo", mais uma vez levantou a questão, "Quem matou Yeshua?" Esse tópico sempre arvorou preocupações na comunidade judaica. Historicamente, toda vez em que cristãos perguntam, "Quem matou Jesus?", há uma onda de ódio e perseguição contra a comunidade judaica. Os judeus tornam-se temerosos, com boa razão, quando cristãos discutem sobre quem matou Yeshua. Porém, quero trazer esse assunto por uma perspectiva diferente: Aquele que planejou e executou a morte de Yeshua é nenhum outro a não ser D'us, o Pai. Ele Quem premeditou, previu, preparou, cronometrou, e aprovou a morte do Messias, milhares de anos antes de tal evento histórico. Veja a seguinte passagem que elucida isso:


"... no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8)


Note nesse verso que o Cordeiro já tinha sido morto desde a fundação do mundo. Isso significa que D'us preparou e premeditou a morte do Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo antes mesmo do mundo ser criado. Não havia existência de judeu algum nesse tempo que poderia ter alguma mão nesse plano.


"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de D'us, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; e o Eterno fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós." (Isaías 53:4-6)


Note o último verso desse texto: "e o Eterno fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos". A ênfase deve estar em duas palavras: "Eterno" e "todos nós". A morte de Yeshua foi premeditada e preparada para ser executada "em cumprimento do tempo" por D'us, Ele mesmo. Nós, o povo judeu, desempenhamos um papel neste drama - por causa dos gentios, o intento das nações, esses que antes de Yeshua, adoravam ídolos. Veja o seguinte verso:


"Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; (...) Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?" (Romanos 11:11-13,15)


Não está claro que os gentios receberam um benefício incalculável e inesgotável pelo fato de que alguns dos judeus (a liderança religiosa e política) rejeitaram Yeshua como o Messias? Então por que ao longo desses dois mil anos as igrejas perseguiram os judeus e culparam-nos pela morte de Yeshua? Os gentios deveriam ser os primeiros a se alegrar e dizer: "Graças a D'us que, pela rejeição de Yeshua por muitos dos povos judeus, recebemos a salvação!"


Sim, como um judeu que deu sua vida a D'us ao serviço do Messias, posso afirmar com certeza que as fontes judaicas são claras que o Sinédrio julgou Yeshua para que fosse morto. A má liderança que era principalmente judeus helenizados (os saduceus no Sanhedrin) entregou Yeshua aos romanos. Mas foram mãos romanas que seguraram o martelo que pregava os cravos nas mãos de Yeshua. Foram as mãos romanas que escreveram as palavras que sinalizavam o que pendia sobre a cabeça deste judeu galileu, "Yeshua de Nazaré, Rei dos judeus".


Hoje, enquanto a discussão entre judeus e cristãos é sobre se o filme do Mel Gibson, "A paixão de Cristo", tem valor ou causará danos, posso sugerir que a reação de judeus e cristãos deve ser um humilde arrependimento pelo pecado que fez D'us sacrificar Yeshua, um Homem que morre pelos pecados de muitos.
Em vez de apontar uns para os outros, a lembrança da morte de Yeshua e a ressurreição de Yeshua no terceiro dia devem causar a todos nós a responsabilidade pessoal por nossos próprios pecados que continuam infligindo dor e sofrimento no mundo e até mesmo naquele que morreu por nossas transgressões e sobre seus ombros carregou nossos pecados, Yeshua de Nazaré.

Eu oro para que o filme do Mel Gibson seja um testemunho tão poderoso e tão fiel às Escrituras que pessoas de todas as partes do mundo sejam tocadas por ele e queiram recorrer a D'us a aceitar a obra da Salvação, concretizada por Yeshua na Cruz Romana. Eu anseio e oro para que D'us use esse filme para tocar os corações dos homens em todos os lugares e que, em vez de provocar o ódio e o sentimento antissemita em todo o mundo, que este filme promova " paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor", e especialmente a compaixão e a benção para os irmãos e irmãs de Yeshua na carne, o povo judeu.


Tradução adaptada do artigo "Who killed Jesus" do Rabino Joseph Shulam.

.......................................... Shemuel ben Avraham (Marcos)




Share:

Um comentário:

  1. Brilhante é a maneira como se desenvolve esse shiur-estudo.. Muito bom, muito bom mesmo.

    O nosso Rei e Messias, Yeshua de Nazaré, o Cordeiro de Deus morto desde a fundação do Mundo.

    ResponderExcluir

Ultimos Estudos

TSEDACÁ - Um conceito judaico ...

TSEDACÁ - Um conceito judaico - צדקה                 Desde a época do Beit hamikdásh -Templo Sagrado, era visível para os judeus que ...

Curso Zayt - קורס זית

Curso Zayt  - קורס זית
Aprenda Hebraico conosco!

"Honra teu pai e tua mãe."

"Honra teu pai e tua mãe."

Postagens

Seguidores

Total de visualizações

Arquivo do blog

Assista ao Serviço

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

"Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém..."

Refutação ao video - Ieshua NÃO É o Mashiach!

Refutação aos inimigos de Yeshua

Parashá - פרשה

שיעור - Sukót e suas riquezas...

Mensagem - דברי תנ"ך

Rosh Luciano/Mensagem ... דברי תנ"ך

Ele Vive..!!! הוא חי

Ele Vive..!!!   הוא חי
Yeshua o Messias ressuscitou!

Memórias ... זכרונות

אם אין אני לי מי לי
וכשאני לעצמי מה אני
ואם לא עכשו אימתי ... י

"Se eu não for por mim, quem será por mim?
Se eu for só por mim, o que sou eu?
E se não for agora, então quando?
Rabi Hilel - Pirkê Avot 1:14.

Sempre elevados na Tefilá-oração ...

Sempre elevados na Tefilá-oração ...
"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (Colossenses 1:9)