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Sofrut: A arte da Escrita Bíblica

Sofrut: A arte da Escrita Bíblica



Rabi Ishmael disse (a Rabi Meir): "Meu filho, qual é a sua vocação?" Eu (Rabi Meir) respondi: "Eu sou um escriba". Ele replicou: "Meu filho, tenha cuidado em sua vocação, pois seu serviço é um serviço celestial; e você deve ter cuidado para não omitir uma única letra ou adicionar uma única letra fora do lugar, pois você acabará destruindo o mundo por inteiroA adição ou omissão de uma única letra pode mudar o significado da verdade [emêt] para a morte [mêt].
(Tratado Eruvin 13a)

Sendo essa uma das passagens mais poéticas do Talmud, ela nos transmite o grau excelso e formidável do ofício do Escriba (Sofêr).
Debrucemo-nos, então, sobre algumas peculiaridades espirituais únicas dessa exímia tarefa.

Nas entrelinhas da História da Criação, percebemos que D’us primeiramente criou as letras do alfabeto hebraico, que se inicia com a letra Álef e termina com a letra Táv, para depois criar os Céus e a Terra. Foi por intermédio destas letras que D’us criou o mundo; e, após o êxodo do Egito, no Monte Sinai, foi através das mesmas letras que Ele se pronunciou e entregou as tábuas a Moisés.

Pode-se concluir, portanto, que as letras hebraicas anteciparam a criação do mundo, pois D’us as criou para com elas criar o mundo; e também que possuem santidade, pois D’us pronunciou-Se através das mesmas.

O Ramban (Rabi Moshé ben Maimon - 1135-1204) escreve, em seu livro Mishnaiot Yadai, (no capítulo 2 da Mishná 5), que as letras hebraicas com as quais escreve-se a Torá constituem a escrita Ashuri, que é a mesma utilizada pelo Todo-Poderoso na Torá. O radical da palavra ashuri, "meushar", significa em hebraico realizado, correto ou direto. A escrita recebe, pois, o nome de Ashuri por sua importância e grandeza.

As letras são distintas e destacadas entre si. Cada uma tem um espaçamento próprio. Cada letra, além de ter nome e significado próprios, tem valor numérico e significado de acordo com a maneira como é escrita.

Álef , por exemplo, a primeira letra do alfabeto, cujo valor numérico é 1, faz alusão ao Único, Bendito Seja, e significa Líder. A letra é traçada da seguinte forma (vide foto abaixo): a letra Yód por cima (cujo valor numérico é 10), e a letra Váv, formando o corpo (com valor de 6) e outra Yód por baixo (10). Esta soma equivale a 26, valor numérico do nome de D’us, formando o Tetragrama.

Álef - primeira letra do Alfabeto Hebraico

É como se estivéssemos recebendo a seguinte mensagem: o verdadeiro líder (Aluf), é o líder número 1, o Primeiro.

Esta letra Álef (אלף), que representa o Todo-Poderoso da maneira como Ele se manifesta no mundo, se for lida de trás para frente, isto é, como se estivéssemos "virando" uma página oculta dessa palavra, forma a palavra Péle (פלא). Esta palavra significa "maravilhoso". De fato, quando buscamos o conhecimento do Santo, bendito seja, Ele nos revelará Suas Maravilhas em cada faceta da realidade.

Assim como o Álef, todas as outras letras têm uma interpretação singular. Ao juntarmos letras, formamos palavras e, ao juntarmos palavras, frases. A complexidade do significado que surge diante de nossos olhos cresce de forma espantosa. As letras hebraicas têm origem no Trono Divino, o que significa que além da forma física há uma forma espiritual para cada uma, o que influencia profundamente a criação.
Daí, então, a enorme responsabilidade de um Sofêr (escriba) ao transcrever tais letras.

Ao detalhar a escrita, desenhando-a com todos os seus pormenores, o Sofêr (escriba) atrai a santidade para as palavras. Mas isto só ocorre se transmitir pureza a suas intenções e a seus pensamentos no ato de escrever.



Um escriba em seu ofício

Com base nessas ideias, podemos responder a uma pergunta ouvida com certa frequência. Estamos no século XXI e a tecnologia gráfica evolui cada vez mais. Não seria, portanto, mais fácil, seguro e eficaz se textos tão sagrados fossem impressos, ao invés de escritos à mão? Assim estaríamos evitando eventuais erros humanos e, sem dúvida, as letras sairiam perfeitamente uniformes e talvez mais bonitas do que as letras feitas manualmente. Pode ser. Mas estaria faltando o principal: sua espiritualidade, sua conexão com o Divino e a Vida do texto.

Ao escrever, o Sofêr (escriba) injeta um sopro de vida em cada letra e, assim, atrai santidade para as palavras. Uma Mezuzá ou um Sefer Torá tornam-se assim um "texto animado", dotado de vida. Pois assim como D’us nos soprou a vida, um Sofêr "sopra" a vida nas letras através de concentração e atenção únicas no momento de seu trabalho.



Análise cuidadosa de um Rolo da Torá

O escriba tem que manter seu pensamento completamente direcionado para o texto e, antes de escrever, deve pronunciar em voz alta todas as palavras. Além disto, deve pedir também que o Nome de D’us se manifeste no mundo através do Tefilin, da Mezuzá ou do Sefer Torá. Esta transmissão de santidade e vida às letras só pode ser introduzida por um ser humano. Nenhuma máquina ou impressora tem este poder.

Esta é, pois, a razão pela qual Rabi Yishmael, como dizíamos no início do texto, advertiu Rabi Meir em relação aos cuidados com a escrita. Cada letra deve ser escrita com amor e intenção.


As leis e conceitos do Sêfer Torá, Tefilin e Mezuzá

O Sofêr (Escriba) é aquele que está apto a escrever Sifrei Torá (rolos da Torá), e todos os pergaminhos do Tefilin e Mezuzá. Por isso, também é chamado de Sofêr Sta"m, sendo Sta"m o acróstico de Sêfer Torá, Tefilin, e Mezuzá.


Fora isso, o Sofêr também deve estar apto a escrever as Cinco Meguilot (cinco rolos): Cântico dos Cânticos, Ester, Rute, Eclesiastes, Lamentações de Jeremias); os livros dos Profetas; documentos de Guitin (divórcio); e (alguns) também escrevem Ketubot (documentos de casamento).

Depois de um longo trabalho dedicado, vemos o maravilhoso resultado de um Sêfer Torá:


Rolo da Torá completo

Se entrarmos no corpo haláchico referente às leis de Sofrut (ofício de ser escriba), encontraremos também conceitos muito interessantes.

Uma das leis refere-se à tinta (Deiô - דיו) utilizada pelo Sofêr
(vide foto abaixo). Ela deve ser proveniente de produtos minerais ou vegetais (Mishnê Torá, Hilchot Tefilin Mezuzá v'Sêfer Torá 1:4). Porém, a melhor tinta é aquela completamente extraída da madeira das árvores. O Zohar em Parashát Terumá explica a importância de se tirar proveito total da madeira, por dentro e por fora. A arca onde se coloca a Torá, é revestida de madeira. A tinta com a qual se escreve o pergaminho, também é proveniente de madeira. Esta analogia nos remete ao ser humano, que pode florescer como as árvores ou apodrecer como a madeira mal tratada.




Outra lei interessante presente nestes textos refere-se ao Sirtut (שרטוט): o traçado das linhas antes de escrever as letras, deixando uma marca para alinhar as palavras (vide foto abaixo). Esta lei parece estranha, pois afirma que mesmo as palavras estando retas e na posição correta, se as linhas não foram previamente traçadas, a escrita não é válida. A lei ainda frisa a impossibilidade de traçá-las após a escrita  (Mishnê Torá, Hilchot Tefilin Mezuzá v'Sêfer Torá 7:16).


Pergaminho pronto para a Escrita Sta"m

A principal razão para isto está no livro Kedushat Levi (de Levi Yitzchak de Berditchev). Este conceito sobre as linhas é encontrado também no rosto de um ser humano e em suas mãos. Estes trazem consigo a identidade do ser humano, diferenciando cada um de nós. O mesmo acontece nas Escrituras Divinas, cujos traços revelam a essência do Todo-Poderoso, o Seu íntimo.

Conclusão

Demonstramos nesse texto, apenas de modo geral, o denominador comum entre Sêfer Torá, Tefilin e Mezuzot – a sua escrita. Juntamente com alguns significados espirituais dessa tarefa tão árdua e ao mesmo tempo tão fascinante! Verdadeiramente, uma obra de arte celeste!

.......................................................... Shemuel ben Avraham (Marcos)
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Um comentário:

  1. Maravilhoso..!!!

    Tal como a mensagem é sagrada, a escrita também deve ser sagrada, tal como a escrita é sagrada o escriba tem a obrigação de ser. Desde a pena até a neshamá-alma e desde a neshamá até a pena, tudo deve estar em volto em kedushá-santidade.

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